“Momento do Professor” fortaleceu ainda mais a parceria da URI com as escolas da Região

10 de outubro de 2019

Inserido na programação do “Descubra a Universidade”, que se desenvolve na URI Santo Ângelo nesta quinta-feira, 10, aconteceu o “Momento do Professor”, atividade que reuniu cerca de 120 professores no auditório do TecnoURI Missões.

Como enfatizou o diretor Acadêmico Marcelo Stracke em sua fala de acolhimento, “com este encontro queremos simbolizar o valor que a URI atribui ao Mestre, o reconhecimento do quanto é fundamental o seu papel, toda a vez que se fala em melhoria da qualidade de vida e em país desenvolvido”.

Considerando o tema proposto para o V Concurso de Redação da URI, que aconteceu este ano – “Família, escola e sociedade: educação para um mundo de segurança e paz”, os professores foram brindados com diferentes abordagens a respeito. O professor doutor Cênio Weyh falou do ponto de vista sociológico, enquanto a mestre Heloísa Mazo enfocou o aspecto educacional, a mestre Daniela Gonzáles abordou pelo ângulo psicológico e a doutoranda Luthiane Lunardi falou sob a perspectiva jurídica, enfatizando os Direitos Humanos.

Seguiu-se intensa participação dos professores, testemunhando a extensão dos problemas e desafios que a categoria enfrenta no quotidiano e solicitando apoio da URI quanto ao desenvolvimento de atividades em suas respectivas escolas.

Tanto o diretor Acadêmico Marcelo Stracke quanto a diretora Administrativa Berenice Rossner Wbatuba, observaram que ao lado de projetos já em andamento em diferentes escolas da Região, a URI está aberta a ampliar ainda mais sua parceria com os educandários. “Somos uma Universidade comunitária, enfatizou a diretora Berenice, e estamos empenhados em contribuir com a toda a Região. Apontem-nos as demandas, pois temos muito a oferecer, tanto na área Pedagógica, como na Psicológica, inclusive com a Clínica que atua sem custos, e também na área jurídica, incluindo o Núcleo de Prática Jurídica.

Na sequência, o diretor Marcelo apresentou parte do novo formato do Concurso de Redação da URI. A partir da sexta edição, em 2020, o tema será fruto da sugestão dos professores que, na oportunidade, já registraram dezenas de temas possíveis de serem trabalhados.