Projeto do curso de Psicologia/URI busca construção da cidadania e inserção social

17 de setembro de 2019

O curso de Psicologia da URI Santo Ângelo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, está desenvolvendo o projeto de extensão “Futuros- Jovens cumprindo medidas socioeducativas: práticas interdisciplinares na construção de cidadania e reinserção social”.

Coordenado pela professora doutora. Andrea Fricke Duarte, o projeto propõe a Mostra Cinematográfica “Vidas e Cidades em conflitos”, com exibição de filmes e documentários autorais e não-autorais, mensalmente, e aberto à comunidade. O projeto tem duração prevista de dois anos, de agosto de 2019 a julho de 2021, e consiste em reunir-se semanalmente com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, desenvolvendo grupo terapêutico, seguido de oficina de informática, em busca da construção de novas perspectivas na vida dos mesmos. O projeto planeja ainda eventos de caráter interdisciplinar, com o objetivo de promover inclusão, visibilidade e debate da temática, na Universidade e na cidade.

O projeto tem parceria também com o Cededica- Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Promotoria de Justiça Especializada de Santo Ângelo, Vara da Infância e da Juventude, Cnec e Acisa.

A professora Andrea observa que a exibição dos filmes será seguida de debates, conduzidos pelos bolsistas do projeto. As sessões acontecerão na sala de cinema do Centro Municipal de Cultura, com entrada gratuita e haverá certificado de participação (três horas) aos que solicitarem.

PROGRAMAÇÃO

MÊS DATA NOME DO FILME/DOCUMENTÁRIO
SETEMBRO  

19/09

 

(14h30)

Cidade de Deus (2002) 2h15

Sinopse: Nas favelas do Rio de Janeiro dos anos 1970, dois rapazes seguem caminhos diferentes. Buscapé é um fotógrafo que registra o cotidiano violento do lugar, e Zé Pequeno é um ambicioso traficante que usa as fotos de Buscapé para provar como é durão.

OUTUBRO  

24/10

 

(14h30)

Falcão – os meninos do tráfico (2006) 58 min

Sinopse: É um documentário brasileiro produzido pelo rapper MV Bill, pelo seu empresário Celso Athayde e pelo centro de audiovisual da Central Única das Favelas que retrata a vida de jovens de favelas brasileiras envolvidos no tráfico de drogas

NOVEMBRO  

21/11

 

(14h30)

Notícias de uma guerra particular (1999) 57 min

Sinopse: Baseado em entrevistas com personagens envolvidos na rotina do tráfico, o filme contrapõe as falas de criminosos, policiais e moradores do morro Dona Marta, Rio de Janeiro, e debate a forma como a sociedade lida com a violência.

 

DEZEMBRO  

05/12

 

(14h30)

Série: Cidade dos Homens (2002-2005) 1º episódio

Sinopse: Dois adolescentes encaram a dura realidade em uma comunidade carente no Rio de Janeiro. Laranjinha e Acerola são dois garotos de 13 anos que enfrentam, entre outros problemas, o poder do tráfico de drogas e a falta de dinheiro.

MARÇO  

A combinar

Justiça (2004) 1h40

Sinopse: O dia a dia do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e seus personagens, promotores, defensores públicos, juízes e réus, oferece ao público uma reflexão sobre o sistema judicial brasileiro e as estruturas de poder vigentes no país.

 

ABRIL A combinar Juízo (2007) 1h40

A trajetória de jovens pobres com menos de 18 anos de idade diante da lei, entre o instante da prisão e o do julgamento por roubo, tráfico, homicídio.

MAIO A combinar Capitães da Areia (2011) 1h36

Pedro Bala, Professor, Gato, Sem Pernas e Boa Vida são adolescentes abandonados por suas famílias, que crescem nas ruas de Salvador e vivem em comunidade no Trapiche. Eles praticam uma série de assaltos e são constantemente perseguidos pela polícia. Um dia, Professor conhece Dora e seu irmão Zé Fuinha e os leva até o Trapiche, o que desencadeia a excitação dos demais garotos, que não estão acostumados à presença de uma mulher no local. Aos poucos, nasce o afeto entre o líder do grupo e a jovem.

JUNHO A combinar Cortina de Fumaça (2010) 1h28

Primeiro documentário brasileiro que levantou a discussão da política de drogas no Brasil e no mundo, com participação de vários profissionais das mais diversas áreas de autuação. O filme, gravado em diversos países do mundo, discute a relação histórica da humanidade com as drogas, o uso industrial e medicinal da maconha e a política de guerra nas grandes cidades, em particular no Rio de Janeiro. O documentário teve papel fundamental no movimento político brasileiro relacionado ao tema e viajou o mundo em dezenas de festivais de cinema. Foi eleito, ao lado de Food Inc, Ilha das Flores e The Corporation, como um dos 11 documentários que podem mudar a sua visão de mundo.

JULHO A combinar Abril Despedaçado (2001) 1h45

Em 1910, Tonho vive com sua família no sertão brasileiro. O seu pai tenta convencê-lo a vingar a morte do irmão mais velho, assassinado por uma família rival, mas sabe que caso se vingue será perseguido e terá pouco tempo de vida. Angustiado pela perspectiva da morte, Tonho passa a questionar a lógica da violência e da tradição.