Ensino contextualizado qualifica ainda mais o futuro engenheiro mecânico da URI Santo Ângelo

17 de setembro de 2019

Professores e estudantes do curso de Engenharia Mecânica da URI Santo Ângelo participaram da 4º edição do Seminário Regional de Produtividade e Competitividade, realizado em Panambi.

Reunindo cerca de 200 profissionais do setor metal-mecânico, no auditório da Associação Comercial e Industrial – ACI, foram debatidos assuntos sobre a transformação digital na indústria, robótica industrial e lean manufacturing. A finalidade da visita técnica foi a verificação das inovações tecnológicas provindas do setor primário de produção, principalmente as tecnologias desenvolvidas pelas empresas Mercedes-Benz, Saur, Kepler Weber, Bruning Tecnometal, Tromink e Fockink, palestrantes do evento.

Conforme o professor Filipe Molinar, o curso de engenharia mecânica da URI procura sempre buscar novos conhecimentos na parte de processos, operações, projetos e tecnologia de máquinas, passando essas tecnologias diretamente para os futuros engenheiros e, também para melhorar os projetos relacionados a máquinas e produtos industriais.

A avaliação dos alunos foi positiva, pois eventos desse tipo constituem eficiente forma de aprendizado de tecnologias em função da alta concentração e diversidade de informações que fornecem. Seus benefícios vão da informação assimilada em uma conversa informal entre o pesquisador e o produtor, até palestras com foco específico, passando por demonstração de produtos, processos e serviços.

A visita técnica faz parte da dinâmica de funcionamento do curso, em que as atividades em conjunto com as indústrias visam ao aperfeiçoamento e à qualificação de discentes e de docentes, promovendo o conhecimento científico, fortalecendo as relações entre a academia e empresas, oportunizando um espaço de convivência, debate e troca de experiências entre os participantes.

Por fim, o coordenador do curso, professor Flávio Kieckow, salientou que “a introdução dos alunos desde o início do curso em atividades práticas industriais é uma das formas de interagir com o contexto de vivência baseada em um ensino problematizado e contextualizado, buscando reforçar a construção de uma formação que privilegie os aspectos metodológicos mais atuais de ensino, como interdisciplinaridade, contextualização e flexibilidade”.