Trator cabinado e pulverizador fortalecem estrutura no curso de Agronomia da URI

12 de setembro de 2019

Os estudantes de Agronomia da URI Santo Ângelo estão com a qualidade do seu curso ainda mais consolidada. Na tarde de terça-feira, 10, aconteceu a entrega, no Campus da Universidade, de um trator agrícola cabinado e um pulverizador.

“Os equipamentos são muito importantes para otimizar os sistemas de produção agrícola na área experimental agronômica, oferecendo segurança e confiabilidade, pois estão absolutamente dentro das normas e padrões estabelecidos para atender às demandas do setor agrícola”, observa a coordenadora do curso, Giselda Ghisleni.

Ao lado de equipamentos já existentes, tanto o trator como o pulverizador serão utilizados nas aulas práticas das seguintes disciplinas:  Mecanização Agrícola, Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas, Plantas forrageiras, Culturas Agrícolas I, II e III, além de contribuir para o plantio e condução dos experimentos da área agronômica.

A área destinada aos experimentos do Curso de Agronomia conta atualmente com 17,38 hectares o que, segundo a coordenadora Giselda, “nos oferece autonomia para a condução do curso e todas as necessidades referentes aos diferentes sistemas de culturas estudadas”.

O trator cabinado e o pulverizador, adquiridos na empresa Redemaq, foram entregues pelo diretor da Redemaq Carlos Alberto Pippi aos diretores da URI Gilberto Pacheco, Marcelo Stracke e Berenice Rossner Wbatuba.

O ato de entrega das chaves contou com a presença do assessor da diretoria da Redemaq Felício Brand, o gerente comercial Eder Hoch e o gerente de serviços Itacir Callegaro, do chefe do Departamento de Engenharias e Ciência da Computação da URI Ângelo Lucca, dos professores da Agronomia Giselda Ghisleni, Vítor Girardello, Jordana Nagel, Rafael Bortolotto e Leandro Bittencourt de Oliveira, além de grupo de acadêmicos da Agronomia.

Na sequência, os diretores do Câmpus conduziram o grupo a uma visitação à estrutura do curso de Agronomia, destacando-se os Laboratórios de Máquinas e Equipamentos, de Entomologia Agrícola, de Fitotecnia, de Beneficiamento de diferentes culturas, Estação Meteorológica, Contâiner de Agroquímicos, além dos 17 hectares da Área Experimental Agronômica.