URI cria Equipe GPower, para projetar veículo com eficiência energética

6 de setembro de 2019

Percorrer longas distâncias consumindo a menor quantidade de energia possível.

Além de um sonho para quem utiliza automóveis ou o transporte público, esse é um desafio que tira o sono de futuros engenheiros e tem tudo a ver com projetos na área de eficiência energética. Aliás, a produção de veículos elétricos tem um lugar importante na história do Brasil e do mundo, e possui perspectivas de grande crescimento nos próximos anos, levando-se em conta veículos híbridos, motorização elétrica associada a motores de combustão interna.
A URI Santo Ângelo oficializou esta semana a equipe GPower, projeto inovador e diferenciado na região das Missões, criado pelos alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, em parceria com os cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia Química, Ciência da Computação, Engenharia Civil, Administração e Ciências Contábeis.

OBJETIVO
A Equipe GPower quer construir um protótipo veicular que visa melhor eficiência no quesito distância percorrida/energia consumida e para tanto, o grupo dividiu-se em seis áreas técnicas: Eletrônica e Aquisição de Dados, Estrutura e Carenagem, Gestão e Planejamento, Design, Motor e Transmissão, e Sistemas de Direção.

De acordo com o professor doutor Filipe Molinar Machado, “a URI quer estimular os graduandos a projetar, desenvolver e construir um veículo com foco em eficiência energética, com o intuito de participar de competições como a Shell Eco-marathon. As competições universitárias constituem uma das melhores formas de preparar futuros engenheiros, proporcionando importante experiência de trabalho em equipe, exigindo desenvolvimento de projeto, planejamento na execução, definição de prazos para realizar as tarefas e outras vivências que serão levadas para a vida profissional. O conceito utilizado no projeto é o da busca de um veículo energeticamente eficiente, de baixo custo (econômico e ambiental), sem deixar de lado a segurança e o conforto do piloto”.

Molinar observa ainda que o projeto incentiva os universitários a aplicar e expandir os conhecimentos construídos na sala de aula, além de colocá-los em contato com ferramentas usadas no meio industrial, incentivando a interdisciplinaridade.

A equipe GPower já conta com 20 membros e com a orientação do engenheiro doutor Filipe Molinar Machado, professor e pesquisador da área de Projetos Mecânicos da URI Santo Ângelo. Para maiores informações sobre o projeto, como patrocinar e participar, envie e-mail para molinar@san.uri.br.

A COMPETIÇÃO SHELL ECO-MARATHON

Esta iniciativa teve início em 1939, quando funcionários da companhia nos Estados Unidos fizeram uma disputa sobre quem conseguiria percorrer a maior distância possível com a mesma quantidade de energia. Em 1985, a competição se tornou oficial. Desde então, ela se expandiu para outros dois continentes, Ásia e Europa, incluindo categorias em diversos tipos de combustíveis.

Em 2016, a competição teve sua estreia na América Latina, na cidade de São Paulo, e desde 2017 é realizada no Rio de Janeiro.

Na foto, momento da formalização da Equipe G-Power. A partir da esquerda, Pedro Henrique, Gustavo Ehlert, professor Filipe Molinar, professor Flávio Kieckow, Cristian Steffens, Diretora Administrativa Berenice Rossner Wbatuba.