Mestrado/Doutorado em Direito fez aula de campo com mulheres líderes na área rural

15 de agosto de 2019

Estudantes, egressa e professores do Mestrado e Doutorado em Direito da URI Santo Ângelo realizaram atividade de campo dia 7 de agosto, no interior de Santo Cristo, cumprindo atividades com base nas disciplinas de ‘Direito, Movimentos Sociais e Minorias’; ‘Temas em Normatividade’, ministradas pela professora Rosângela Angelin.

O grupo ouviu relatos de precursoras do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Movimento das Margaridas, as quais apresentaram a trajetória de suas lutas e os direitos de cidadania, assim como a rede de trabalho existente em torno desse movimento social, envolvendo o Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais, Movimento de Agroecologia e Certificação Orgânica – Rede Ecovida, Movimentos Cooperativos, Emater/Ascar, Cresol, Igreja católica, entre outras instituições locais e regionais.

Além de almoço compartilhado na residência da vice-presidente do STR, Genoveva Meiners Hass, o grupo visitou duas propriedades rurais, onde constatou-se que acontece sucessão familiar, com jovens já assumindo a produção e os negócios.

O grupo teve a oportunidade de ouvir agricultoras, a partir de sua realidade, havendo uma troca interessante de saberes acadêmicos e saberes do ‘mundo da vida’, possibilitando refletir sobre as teorias estudadas em sala de aula, vislumbrando-as na prática desse movimento social. Os estudantes enfatizaram a importância de visualizar o protagonismo das mulheres do campo no processo de redemocratização do país, na busca de novos direitos e na defesa da agricultura familiar do município.