Estudantes de Engenharia Química da URI conquistam destaque em Simpósio Nacional

9 de agosto de 2019

As bolsistas de Iniciação Cientifica no curso de Engenharia Química da URI Santo Ângelo, Gabriela Benchimol Garcia e Bruna Teresinha Klassen Tusset, destacaram-se no 17º Simpósio Nacional de Ensino de Química (SINPEQUI) conquistando o terceiro melhor produto didático –“Desenvolvimento de Materiais Alternativos de Cinza de Casca de Arroz Granulada para o Ensino de Ciências/Química no âmbito da URI”

Orientadas pelo professor doutor Marcelo Paulo Stracke, da URI Santo Ângelo, as universitárias concorreram com produtos dos mestrados profissionais na área de ensino. O objetivo do evento é a divulgação dos mais variados materiais didáticos destinados ao ensino de Química, pois foi criado para que professores e pesquisadores divulguem e socializem suas produções, permitindo que não sejam utilizadas apenas nos espaços das salas de aula, ou se materializem apenas para cumprimentos protocolares dos mestrados profissionais na área de ensino, onde a elaboração de produtos educacionais é uma exigência.

O Simpósio, realizado de 5 a 7 de agosto em Porto Alegre, propôs aos participantes, debates que envolveram questões como: “Quem ensina Química nas escolas brasileiras hoje? Como se forma um professor de Química hoje? Apenas a formação técnica é suficiente? Como suprir milhares de vagas disponíveis a professores de Química em escolas brasileiras, segundo dados do Censo Escolar 2018?”

Na foto, da esquerda para a direita: Tânia Denise Miskinis Salgado – UFRGS (coordenadora de avaliação), Marlon Max dos Santos Silveira (UFTM), professor doutor Marcus Eduardo Maciel Ribeiro – IFSul /ABQ-RS/presidente do 17º Simpequi, Bruna Teresinha Klassen Tusset e Gabriela Benchimol Garcia (URI – Santo Ângelo), Maria de Fátima Vitória de Moura (Presidente ABQ), Marcelo Paulo Stracke.