Agronomia da URI aprova pesquisa em Congresso Brasileiro de Ciência do Solo

2 de agosto de 2019

O curso de Agronomia foi representado pelo professor Vitor Cauduro Girardello no XXXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, em Cuiabá, MT. O evento reuniu mais de 1 200 participantes para discutir assuntos relacionados com o solo, com o tema Intensificação Sustentável em Sistemas de Produção.

O congresso teve 88 palestras e conferências, feitas pelas maiores autoridades do assunto no Brasil e exterior, além de 600 trabalhos aprovados para apresentação ao público presente. Dentre estes, o professor Girardello apresentou “Diferentes níveis de compactação e seu reflexo na resistência do solo à penetração produção de massa seca e a produtividade do milho sob plantio direto” que teve ainda a autoria das professoras Giselda Ghisleni e Carla Duarte Eisele e dos universitários Leonardo Loss; Evangeline Zwirtes, Maiara Silva dos Santos. Segundo o professor Vitor, “muitos temas discutidos no Congresso pelos maiores pesquisadores do assunto estão sendo conduzidos aqui na URI. Além disso, este é o primeiro trabalho apresentado em um grande evento conduzido com participação total do curso de Agronomia, que envolveu desde o uso da área experimental, insumos, alunos e professores. Percebemos, é importante registrar, que a nossa instituição começa a ser reconhecida pelos pesquisadores de outras instituições, e com isso, surge a possibilidade de novas parcerias para o curso. Este trabalho contou com apoio da Redemaq, empresa de Santo Ângelo, parceira do curso, e a ela agradecemos”.

Além do Congresso, Girardello participou da assembleia da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e de reuniões organizacionais do Núcleo da Região Sul da mesma sociedade.

Na sequência de fotos, Girardello no Centro de Eventos do Pantanal; apresentação da pesquisa e público presente no Congresso.