Férias de Inverno: Na URI, é tempo de cumprir metas e concretizar compromissos

17 de julho de 2019

Enquanto estudantes usufruem as merecidas férias de inverno, no câmpus da URI Santo Ângelo o trabalho tem sido intenso. O objetivo, é a melhoria permanente nos processos de aprendizagem e de inovação tecnológica para os diferentes cursos de graduação e pós-graduação. No caso da Agronomia, por exemplo, várias obras estão sendo concluídas, possibilitando oferecer um diferencial acadêmico que une teoria e prática do primeiro ao décimo semestre.

Segundo a coordenadora do curso, professora engenheira agrônoma Giselda Ghisleni, “é um momento de cumprimento de metas e concretização de compromissos. É a eficiência e a qualidade de ensino que a URI Santo Ângelo se propõe com o curso de Agronomia, cumprindo seu compromisso educacional e social com a região, visando a formação de profissionais comprometidos com a ética, competência para idealizar, operar, controlar e desenvolver processos e produtos, tendo por base o conhecimento tecnológico e cientifico”.

No quarto ano de criação, o curso de Agronomia conta com 30 laboratórios práticos e didáticos além de uma área com 50.000m² de experimentos científicos em desenvolvimento na Área Experimental Agronômica, com possibilidades de quadruplicá-la.

Os últimos investimentos da URI no curso de Agronomia, alguns em fase finalização, ocorreram sobretudo em sete construções agrícolas:

Laboratório de Entomologia Agrícola: com duas salas de análises, sendo uma destinada ao recebimento, limpeza e quarentena de matérias provindas ou coletadas em áreas de produção agrícola, e outra para processar as dietas, fazer manipulação e estudos dos insetos; além de cinco box com temperatura, umidade e luz controlada, onde são cultivadas e criadas as principais classes entomológicas na agricultura. Com essa estrutura, os acadêmicos podem desenvolver seus estudos e pesquisa observando o desenvolvimento real dos insetos, permitindo melhor entendimento da complexa interação com o meio ambiente, realizando simulações em condições climáticas adversas, com dietas nutricionais especiais envolvendo as principais culturas agrícolas.

Laboratório de Máquinas Agrícolas: permite realizar aulas práticas em qualquer período e condição climática, com conforto, segurança, qualidade e autonomia. O laboratório conta com cerca de 550 m2 e nele estão locados um trator e equipamentos agrícolas que dão suporte à realização de aulas práticas, além da condução de trabalhos implantados na área experimental.

Laboratório de recebimento processamento e beneficiamento de grandes culturas e de matérias provindas da área experimental agrícola. Nesse laboratório, ocorre um conjunto de operações que visam obter lotes ou parâmetros que vão atender os diferentes campos de pesquisas realizadas na instituição. Atende à demanda do vasto número de pesquisadores que atuam para melhoria de material didático, realização de aulas práticas, publicações em eventos científicos nas diferentes culturas de interesse agronômico.

Laboratório de Fitotecnia e de Análises de Tecidos Vegetais: a principal finalidade é servir de apoio à pesquisa do curso nas áreas de plantas forrageiras, culturas de verão e de inverno, plantas invasoras. Esse laboratório permite desenvolver os conhecimentos na área de Biotecnologia e Melhoramento Vegetal, possibilitando aos docentes e alunos realizarem aulas práticas e desenvolver pesquisas de Iniciação Cientifica, contemplando estudos de inovação que atendam à demanda dos produtores e da comunidade regional, seguindo os preceitos da extensão universitária da URI.

Laboratório de Tecnologia de Sementes: destinado ao estudo e preservação de sementes de espécies vegetais usadas na agricultura da região das Missões. O objetivo principal é gerar informações detalhadas sobre o potencial de desempenho das sementes, através de testes especializados e padronizados. Suas principais atividades englobam desenvolver práticas de ensino, pesquisa e extensão e estágios supervisionados, inserindo o aluno como foco principal do processo ensino aprendizagem.

Laboratório de Plasticultura e Ambientes Protegidos: destinado a desenvolver atividades de ensino e projetos de pesquisa e extensão relacionados com as modificações ambientais induzidas em ambientes protegidos por coberturas de polietileno e seu impacto na produção de diferentes tipos de produção, destacando olericultura, fruticultura, floricultura e silvicultura. Esse laboratório também contempla quatro sistemas de cultivos: Cultivo em Sistema de Slabs, Cultivo de Mudas em bandejas e tubetes, Cultivo em Vasos e Cultivo em Sistema Hidropônico NFT (Nutrient Film Technique). A estrutura conta ainda com sistemas de Irrigação por Aspersão e por Gotejamento.

Contêiner de Agroquímicos: Seguro, prático e sustentável, trata-se de depósito para defensivos agrícolas, construído conforme a Norma Brasileira NBR 9843-3 (Armazenamento de Agrotóxicos e afins). Foi especialmente projetado para que contenha salas de manipulação, trava de segurança extra, exaustor eletromecânico, chuveiro de emergência e lava olhos, depósito de EPI, depósito de primeiros socorros, kit coleta de resíduos, placas de sinalização/Identificação, iluminação com LED, iluminação e ventilação natural (com tela e grade), cobertura com isolamento térmico, pintura industrial e piso impermeável. Todos esses espaços citados estão contemplados em um contêiner marítimo especialmente desenvolvido para este fim. Esta é uma nova tendência sustentável para a utilização com total segurança para este tipo de operação.

Na sequência de fotos, coordenadora Giselda finaliza planejamento do Laboratório de Sementes com bolsistas de Iniciação Científica de Agronomia Marlon Ferrazza e Leonardo Loss, e de Engenharia Civil Esther Stolpe; Laboratório de Plasticultura, em fase de finalização; No Laboratório de Fitotecnia, professor dr Vitor Girardello realiza análises de proteína em plantas forrageiras;  Container-depósito de agrotóxicos; Laboratório de Máquinas e Equipamentos; Em fase de acabamento, laboratórios de fitotecnia, de sementes, de recebimento e armazenamento de culturas, e de máquinas e equipamentos.