URI e Rotary Cruz de Lorena mobilizam para a campanha “Hepatite Zero”

17 de junho de 2019

A URI Santo Ângelo e o Rotary Clube Cruz de Lorena promovem, dia 24 de junho, palestra sobre a Campanha “Hepatite Zero”, a ser ministrada pelo professor Tiago Bittencourt, coordenador do curso de Farmácia.

Gratuita e aberta à comunidade, a palestra será ministrada às 19h15, no auditório do TecnoURI – Parque Tecnológico das Missões, localizado no Câmpus da Universidade.

De acordo com a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite e o Rotary Internacional, as hepatites virais, no mundo, são 10 vezes mais infecciosas que o HIV/AIDS e causam 80% dos casos de câncer de fígado.

As hepatites virais, no Brasil, registram três milhões de brasileiros contaminados, sendo que do ano 2000 a 2016, levaram à morte 66.196 pessoas.

COMO REDUZIR OS RISCOS

Entre as atitudes que reduzem os riscos de contaminação, estão: exigir das autoridades públicas de saúde os testes em tranfusões de sangue; preferir manter relações sexuais com o uso de preservativo; levar utensílios próprios higienizados à manicure ou pedicura; conferir se os materiais usados em injeções, tatuagens e piercings são descartáveis; vacinar-se contra a Hepatite B; fazer o teste rápido para saber se tem hepatite; evitar compartilhar escovas de dentes e lâminas de barbear; não compartilhar seringas e agulhas.