Biologia da URI recebe alunos para a Oficina “Conhecendo o metabolismo secundário de plantas”

10 de junho de 2019

Em função da longa trajetória de pesquisa que acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas vêm desenvolvendo na área de Fisiologia Vegetal com diversas espécies de plantas, sob a orientação da professora doutora Nilvane Ghellar Müller, iniciou-se neste ano a possibilidade de ofertar às escolas, atividades vinculadas a este assunto.

Desta forma, dia 7 de junho, na semana em que se comemora o meio ambiente, a professora pesquisadora e sua bolsista de Iniciação Científica PIIC/URI, Jordana Gabriele Vettorato realizaram a primeira oficina com os alunos do terceiro ano da escola da URI, desta vez com a planta de Eucalipto (Corymbia citriodora). Na ocasião, os alunos participaram de atividades teórica e prática diferenciadas, realizadas nos laboratórios de Botânica e Farmacognosia, no prédio 13 da Universidade.

Devido à ampla apreciação por parte dos alunos e da professora Iara Andreis, outra oficina já ficou agendada para o segundo semestre deste ano com o mesmo grupo. Além desta, outras escolas já contataram com o Curso de Ciências Biológicas/Bacharelado para exercer tal atividade.

A professora Nilvane destaca ainda a magnitude de vincular a pesquisa, contemplando bolsista para com o ensino e a comunidade em geral, papel que a URI desempenha muito bem ao longo de muitos anos nas Missões.