Escolas da URI e Augusto vencem a 1ª Competição de Estruturas da Engenharia Civil da URI

7 de junho de 2019

O curso de Engenharia Civil da URI Santo Ângelo encerrou na noite de quinta-feira, 6, a 1ª Competição Estudantil de Estruturas, destinada a estudantes de Ensino Médio e organizada pelo Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento da Engenharia.

O Ginásio de Esportes da Universidade recebeu oito equipes dos colégios Tiradentes, Augusto Nascimento e Silva, Escola da URI, Odão Felippe Pippi e Pedro II.

Na abertura do evento, o Diretor Acadêmico Marcelo Stracke destacou a importância de os alunos estarem vivenciando o ambiente universitário, assim como o papel comunitário da URI, enquanto o coordenador do curso de Engenharia Civil Gustavo Cantarelli, agradeceu o empenho dos professores e estudantes das escolas, observando que para estarem ali na disputa, os alunos tiveram que pesquisar o conteúdo do desafio proposto.

Os competidores demonstraram suas habilidades na montagem de uma estrutura com palitos de picolé e chapas de MDF. Seguindo as medidas previstas no regulamento, as estruturas sofreram o teste, que consistia na colocação de cargas sobre as chapas. A estrutura deveria resistir, no mínimo, 10 segundos sem romper, tombar ou tocar a base. As notas foram dadas pela carga máxima que as estruturas suportaram por, no mínimo 10 segundos sem romper, tombar ou tocar a base.

VENCEDORES

A equipe “URI – SEINIM”, da Escola da URI, conquistou o 1º lugar com 43,10kg. O grupo reuniu os alunos Mateus Heitling Cargnelutti, Gabriel dos Santos Silva, Carlos César Cassol Filho, Gabriel Furquim da Silva e Higor Andrade Bazzan.

O 2º lugar foi conquistado pela equipe “Nebulosa de Orion”, do Colégio Estadual Augusto Nascimento e Silva, com 39kg e integrada pelas alunas Camila Reis Marques do Couto, Larissa D’Arrigo, Liliane Riewe, Mayane Alves Siqueira e Vanessa da Silva Colovini.

A torcida vencedora foi a do Colégio Pedro II e com o 2º lugar, ficou a torcida do Colégio Tiradentes.

PREMIAÇÃO

As duas primeiras equipes classificadas foram premiadas: 1º lugar: 100 % de uma bolsa de estudo no 1º semestre 2020 para o Curso de Engenharia Civil da URI Santo Ângelo, a ser dividida proporcionalmente entre os membros da equipe. Cinco inscrições para o vestibular de verão 2020 da URI Santo Ângelo.

2º lugar: 50% de uma bolsa de estudos para o 1º semestre 2020 para o Curso de Engenharia Civil da URI Santo Ângelo, a ser dividida proporcionalmente entre os membros da equipe. Cinco inscrições para o vestibular de verão da URI Santo Ângelo.

As melhores torcidas também foram premiadas: 1º lugar- 20 inscrições para o vestibular de verão da URI Santo Ângelo em qualquer curso da Área de Engenharia. 2º lugar – 10 inscrições para o vestibular de verão da URI Santo Ângelo em qualquer curso da Área de Engenharia.

A comissão organizadora da Competição é integrada pelos professores Denizard Batista de Freitas, Marcus Thompsen Primo e Sílvio Maurício Beck e pelos acadêmicos Francine Rafaeli Kohls, Leonardo Lunkes Wagner, Matheus Bittencourt Wilges e Pamela Anschau