URI Santo Ângelo mobiliza 31 escolas de 19 cidades para o “Ask Math 2019”

7 de junho de 2019

Em parceria com a Receita Federal, na terça-feira, dia 11, a URI Santo Ângelo estará mobilizando 54 equipes de estudantes de Ensino Médio de 31 escolas públicas, distribuídas em 19 municípios da Região, para a primeira etapa do Ask Math 2019, uma Olimpíada de grupo desenvolvida simultaneamente em todas as escolas inscritas. Participam da edição 2019 educandários de Guarani das Missões, Salvador das Missões, Entre Ijuís, Sete de Setembro, Vitória das Missões, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, São Pedro do Butiá, Coronel Barros, São Luiz Gonzaga, Mato Queimado, Roque Gonzales, Santo Antônio das Missões, Cândido Godoi, Santa Rosa, Giruá, Santo Cristo, Porto Xavier e Santo Ângelo.

A disputa consiste em formar as equipes inscritas e resolver 15 questões propostas, em cinco categorias distintas: Conhecimentos Numéricos, Geométricos, Estatística e Probabilidade, Algébricos e Algébricos/Geométricos, para as quais existe apenas uma resposta, e o tempo máximo de 1 hora e 15min para a resolução.

A escola inscrita é que define, a seu critério, até três equipes de 10 alunos representantes do Ensino Médio, para responder às questões. A 1ª fase é realizada, simultaneamente, em todas as escolas no dia 11 de junho, e a equipe com maior pontuação é classificada para a fase final.

A escola disponibiliza a internet para executar o sistema on line ASK MATH e um professor responsável junto à equipe. As atividades serão acompanhas por acadêmicos, egressos e professores do curso de Matemática da URI Santo Ângelo, em cada escola participante. O sistema Ask Math, que vai liberando novas questões; tem capacidade de armazenar as respostas (com número de acertos e erros) de cada escola, o tempo de realização em cada questão, os totais, bem como a pontuação.

Os bolsistas do Programa Residência Pedagógica de Matemática, coordenadores e professores colaboradores vão até as escolas para realizar o evento, explicar as funcionalidades do software para os alunos, no mesmo horário, em todas as instituições. Os bolsistas acessam o site (www.santoangelo.uri.br), tendo cada escola recebido um usuário e senha para acesso ao sistema. No horário marcado para o início, o programa libera a primeira pergunta para todas as escolas. Os alunos realizarão os cálculos que julgam necessários para responder 15 questões e indicam uma alternativa dentre as 5 disponíveis.

A 2ª fase/final será desenvolvida na URI Santo Ângelo, no auditório do prédio 13, no dia do Descubra a Universidade, 10 de outubro, quando se disputa a classificação das escolas. Cada equipe com 10 alunos desenvolve 15 questões (distribuídas igualmente nas 5 categorias citadas anteriormente). Coordenados por um professor de Matemática, todos respondem às mesmas questões. As três equipes vencedoras serão premiadas, bem como a Escola melhor classificada.

Eliani Retzlaff, coordenadora do Ask Math observa que “esse projeto é de todos os professores, das escolas e daURI, acadêmicos e alunos das escolas. Juntos, desenvolvemos a atividade para valorizar os professores e colaborar com projetos de cunho educacional. A disposição da Universidade em promover o estudo da Matemática nas escolas públicas vai ao encontro do objetivo da URI e das escolas, de melhorar a qualidade da educação básica”.

Eliani agradece a confiança da Receita Federal, na pessoa do delegado Lauri Wilchen, em dispor dos prêmios como incentivo aos alunos e por acreditar no projeto educacional.

Na foto, ângulo da última edição do Ask Math, em 2017.

Para maior conhecimento do projeto, pode ser visitado o grupo criado no facebook diretamente no link: Https://www.facebook.com/groups/1151319358229887/.