XXI SIPAT da URI teve abertura com o tema “Agrotóxicos, Alimentos e Meio Ambiente”

13 de maio de 2019

A CIPA- Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho da URI Santo Ângelo abriu, na tarde de segunda-feira, 13, a XXI Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho-SIPAT.

As atividades tiveram início com Momento Cultural com música, a cargo dos intérpretes Thales, Fernando e Maikow, seguindo-se a composição da mesa de trabalhos com a Diretora-Administrativa Berenice Beatriz Rossner Wbatuba, o Engenheiro de Segurança da URI/Santo Ângelo Romeu Emilio Weierbacher, a presidente da CIPA Gestão 2018-2019 Tânia Maria Bley Copetti e a palestrante convidada, professora doutora Janice Zulma Francesquett.

A diretora Berenice Wbatuba observou a importância de momentos como a SIPAT, que geram integração e possibilitam questionamentos, aprendizado e reflexões acerca de diferentes questões. Berenice estimulou professores e funcionários a participarem da eleição para a próxima gestão da CIPA.

A palestra de abertura da SIPAT teve como tema “Agrotóxicos, Alimentos e Meio Ambiente” e foi ministrada pela professora doutora Janice Zulma Francesquett. Professora na URI Santo Ângelo no período de 2011 a 2014, nos cursos de Química Industrial e Engenharia Química, Janice possui doutorado na área de Química Analítica pela Universidade Federal de Santa Maria; atuou no Laboratório de Análise de Resíduos de Pesticidas do Departamento de Química da referida Universidade e, atualmente, atua como docente na Faculdade Horizontina (FAHOR) nos cursos de Engenharia.

Janice explicou os diferentes tipos de agrotóxicos que existem e a dificuldade que há, no Brasil, em termos de pesquisas para identificar malefícios, carência de fiscalização e controle e, portanto, falta de informações precisas para bem orientar a população a respeito do assunto.

A SIPAT prossegue até sexta-feira, 17, sendo que na terça, 14, a palestra será ministrada no Quiosque, com o tema “Saúde Vocal: cuidados com a voz”, a cargo da fonoaudióloga Débora Schmidt.

A direção da CIPA agradeceu aos parceiros Supera, La Boutique, GS Clean, Engeserv Serviços de Engenharia Ltda, Copetti Veículos, CFC São Luis e AFFURI.