Com área própria para demonstração de pesquisas, curso de Agronomia da URI tem participação intensa na Fenamilho

26 de abril de 2019

Presença em 26 reuniões da Comissão de Agricultura.

Mostra de Pesquisas Científicas.

Apresentação de dados da Estação Meteorológica.

Apresentação de trabalhos de geoprocessamento.

Fitopatologia e Entomologia na cultura do Milho

400m² de área cultivada para demonstração.

Dia de Campo.

Dia do Milho.

Dia do Suíno.

Este, é um resumo da participação do curso de Agronomia da URI Santo Ângelo na 19ª Fenamilho.

Integrante da Comissão de Agricultura da Feira, o curso iniciou em março de 2018 as atividades com vistas à edição 2019 do maior evento de Santo Ângelo.

Em outubro, recebeu terreno (parcela experimental) de 400m² para implantar uma área demonstrativa de culturas alternativas e de milho Em novembro teve início a preparação do solo, com correção e adubação química para o posterior plantio de plantas de cobertura que antecedem às lavouras de milho e pastagem, escolhidas este ano, pelo curso de Agronomia, como culturas alternativas.

Em 8 de janeiro, universitários, professores e funcionários realizaram o plantio e na sequência, envolveram-se com manejo e tratos culturais da área.

Durante a Feira, o curso vai apresentar quatro tipos de plantas forrageiras e de cobertura: Nucover, Capim Sudão, Milheto Campeiro e Paredão, além de parcelas de milho, onde serão mostradas as principais pragas e doenças que atacam esta cultura.

Além disso, na área serão apresentados resultados de estudos e pesquisas científicas realizados pelos acadêmicos e professores, envolvendo:

  • Compactação e Erosão de Solo
  • Trigo mourisco como cultura alternativa e alimentação saudável
  • Manejo de pastagens para bovinos de leite e de corte

O curso de Agronomia fará ainda apresentação de dados da Estação Meteorológica, além de trabalhos de Geoprocessamento realizados por acadêmicos.

A área demonstrativa do Curso de Agronomia, localizada próximo à Casa da Emater, pode ser visitada diariamente durante a Fenamilho, das 10h às 18h, quando professores e estudantes estarão disponíveis para acompanhamento e explicações.

Fora da área demonstrativa, estudantes e professores de Agronomia têm participação ativa ainda em três atividades:

Dia 29 de abril – Dia de Campo e Mostra Tecnológica da Agricultura Familiar/Emater

Dia 2 de maio – Dia do Milho. Às 9h, acontece visitação às parcelas demonstrativas

Dia 3 de maio – Dia do Suíno, com Seminário Internacional e palestras

Conforme a coordenadora do curso professora Giselda Ghisleni, “momentos como este são de suma importância, pois engrandecem o curso de Agronomia, os docentes e os acadêmicos, e sobretudo, promovem a oportunidade de socializar os conhecimentos e os experimentos científicos desenvolvidos no decorrer dos semestres letivos”.

Para Giselda, a participação do curso na Feira “é o espaço para apresentar as habilidades e competências técnicas nas dimensões políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais. É ocasião para adquirir uma visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade, para compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e da comunidade no qual estamos inseridos”.