Escola da URI abriu o Projeto “A Hora da Leitura” com a performance “Eu, Pessoa e os Outros Eus”

25 de abril de 2019

A Escola de Educação Básica da URI Santo Ângelo realizou dia 15 de abril, a abertura do Projeto “A hora da leitura: entre nessa ciranda – ano XIV”, coordenado pelas professoras Sandra Mariani Batista e Lisiane Teixeira.

Para a abertura do projeto, e para vivenciar esse mundo de possibilidades e de transformações que a leitura possibilita, os alunos do Ensino Fundamental e Médio, professores e direção tiveram um Encontro com a Poesia de Fernando Pessoa.

A Escola convidou o ator Jairo Klein, com 25 anos de carreira artística, que pesquisa há 15 anos a literatura como roteiro. Em seu trabalho, textos de autores imortais como Fernando Pessoa, Machado de Assis, Clarice Lispector, Cora Coralina, entre outros, tomam vida no palco. A proposta mescla elementos, poemas, contos e fragmentos selecionados para a performance cênica.

O projeto visa resgatar o ato de ler na vida dos jovens, como também possibilitar a interação, associação, reflexão e a manifestação dos leitores enquanto sujeitos, formando assim, leitores críticos e fomentando a valorização da leitura na escola. Segundo as coordenadoras, “todos nós sabemos que a leitura é de suma importância para a formação de todo cidadão, uma vez que ela possibilita a aquisição de conhecimento e conduz os leitores para novas realidades”.