Selecionada em Edital, URI Santo Ângelo inicia atividades do PET Saúde Inter profissional

8 de abril de 2019

A URI Santo Ângelo participou, na tarde de segunda-feira, 1º, do início dos trabalhos do Programa PET Saúde, cuja abertura aconteceu simultaneamente em todo o país.

O Programa federal acontece pela terceira vez na URI Santo Ângelo, sendo que neste ano, a URI foi selecionada em Edital ao lado de outras nove instituições no Rio Grande do Sul.

O PET Saúde Inter profissional integra os cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Psicologia, contando nesta edição com um total de 61 bolsas, sendo 30 para estudantes, 20 para profissionais de saúde e 11 para professores. O projeto tem duração de dois anos e o grupo desenvolve atividades unicamente no SUS- Sistema Único de Saúde.

Na abertura do evento, o Diretor Acadêmico Marcelo Stracke observou que pela inserção no processo real de trabalho, os estudantes terão vivências que farão a diferença quando atuarem como profissionais. “Projetos como o Pet Saúde concorrem para o ensino da URI continuar gerando impactos positivos na sociedade”.

Em sua manifestação, a representante da Secretaria Municipal de Saúde, Andreia Bernardi, enfatizou que hoje, o usuário do SUS não busca apenas atendimento, mas acolhimento”. E para nós, a troca de experiências com o meio acadêmico certamente será muito profícua, pois vocês podem nos ajudar a adequar e melhorar os serviços, assim como conhecer melhor a realidade. Desejo que possamos fazer deste PET um grande projeto”.

Encerrando o ato de abertura, o coordenador do PET Saúde, professor doutor Narciso Vieira Soares disse que a construção do projeto foi desafiadora. “Para nós, é muito importante tê-lo aprovado numa concorrência bastante disputada em nível nacional. Aprovamos cinco sub-projetos que contemplam um total de 60 bolsas, fortalecendo a preparação dos futuros profissionais de Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Psicologia.

Na sequência, universitários, professores e profissionais da saúde assistiram à videoconferência da professora Rosana Salvador Rossit, mestre em Ciências da Saúde, com atuação no PPG em Ciências da Saúde da Unifesp e integrante da Rede Brasileira de Educação e Trabalho Inter profissional em Saúde.