Competição de estrutura com palitos de picolé vai mobilizar alunos na Casa da URI na Fenamilho

8 de abril de 2019

Estimular a capacidade dos alunos no desenvolvimento de elementos estruturais que resistam à aplicação de carga crescente.

Este é o objetivo da I Competição Estudantil de Estruturas, destinada a estudantes de Ensino Médio e promovida pelo curso de Engenharia Civil e pelo Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento de Engenharia da URI Santo Ângelo.

As equipes, integradas pelo mínimo de três e máximo de cinco alunos devem construir um pórtico com até 20 palitos de picolé, três chapas de MDF de espessura 6mm, sobre a qual é aplicada a carga.

A nota da equipe se dará pela carga máxima que a estrutura suportar. O teste consiste na colocação de cargas sobre as chapas e para a validação do suporte, a estrutura deve resistir, no mínimo, 10 segundos sem romper, tombar ou tocar a base.

A premiação ao 1º e 2º lugar consiste em inscrições ao vestibular de verão 2020 e em bolsas de estudos para o curso de Engenharia Civil em 2020. Às duas melhores torcidas haverá premiação em inscrições ao vestibular de verão 2020.

As equipes devem se inscrever até dia 16 de abril, pelo e-mail gpde@san.uri.br. Este mesmo e-mail pode ser utilizado para tirar dúvidas a respeito da competição.

A estrutura deverá ser entregue até às 13h do dia 29 de abril, na Casa da URI no Parque da Fenamilho, onde acontecerá a competição, a partir das 18h.