PIBID da URI e Escola Abílio Lautert debatem estratégias para reduzir defasagem de leitura/escrita no Ensino Fundamental

18 de março de 2019

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – é uma iniciativa do governo federal para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.

O Programa se efetiva mediante a parceria entre Instituições de Educação Superior (IES) e escolas de educação básica da rede pública de ensino, proporcionando a inserção no espaço educacional, dos acadêmicos das licenciaturas.

Essa ação tem se constituído em uma experiência cujo objetivo é oportunizar o contato com escolas e seus professores que, em exercício, aceitam receber e orientar os futuros professores no processo de aprendizagem da docência.

Imbuídas desse objetivo, a universidade e as instituições de educação básica vêm realizando um trabalho colaborativo, intencionando qualificar o processo de formação profissional do educador.

A existência de crianças que frequentam turmas do 4º, 5º e 6º anos que ainda não conseguem ler e escrever com competência mínima, é uma realidade presente em muitas escolas, fato que tem gerado angústia à sociedade e demanda uma reflexão com os educadores e futuros educadores, na perspectiva de pensar coletivamente possíveis estratégias que possam contribuir para a minimização dessa problemática.

Nesse sentido, na quinta-feira, 14 de março, no laboratório do curso de Pedagogia da URI Santo Ângelo, a professora orientadora Heloisa Appel Mazo e as bolsistas do PIBID receberam professores da Escola Estadual Abílio Lautert para um momento de formação pedagógica. Na oportunidade, dialogou-se sobre as contribuições da psicogênese da escrita para a minimização da defasagem de conhecimento da leitura e da escrita.