Selecionada para Mestrado na UFRGS, a Engenheira Química Juliane Bueno acredita que hoje, só a graduação não é suficiente

18 de março de 2019

Juliane Falk Bueno foi selecionada para o Mestrado em Ciência e Tecnologia dos Materiais, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sua dissertação deverá se definir na linha de pesquisa “Engenharia de Materiais Poliméricos”.

Graduada em fevereiro deste ano em Engenharia Química na URI Santo Ângelo, Juliane observa que “quando se fala em URI, logo vem o modelo de excelência em Universidade, graças a uma boa administração, sempre em busca de inovação. Devo a ela uma grande parte da minha formação, tanto profissional como pessoal”.

A futura mestre diz que desde o início foi instruída a buscar estágios em indústrias da região e participar de atividades propostas pela universidade. “Além disso, desde o primeiro semestre da graduação tive a oportunidade de estagiar em indústrias na região, às quais sempre tiveram interesse na relação universidade/indústria.

Vários professores fizeram parte da minha graduação e, em especial, destaco dois.

Um dos grandes professores e incentivadores com quem tive a oportunidade de trabalhar por dois anos na Iniciação Científica, foi o professor doutor Antônio Vanderlei dos Santos (Vandão). A rotina do nosso grupo foi muito inspiradora, cada semana testando, teoricamente, novos nanomateriais. A professora Patricia Siqueira Alves, minha orientadora do trabalho de conclusão de curso, também teve grande participação na minha escolha. Nomeada como “Mãe da turma” sempre esteve presente ajudando e orientando em tudo que era necessário”.

Na opinião de Juliane, “atualmente, apenas a graduação não é suficiente. É necessário estar em constante evolução, sempre se atualizando para atender a demanda do mercado. Sinceramente, gostaria de atuar e estudar. Mas já que apenas uma oportunidade surgiu, não medirei esforços para fazer da melhor forma possível”.

Para quem deve ingressar em Engenhara Química, a jovem deseja boa sorte. “O curso possui uma estrutura excelente, com profissionais capacitados, mas vale ressaltar que não será nada fácil. Desafios, conquistas e superação serão essenciais para que a graduação chegue com êxito”.