Reitor da UniRitter e pós-doutora da UFSM fizeram a aula magna do Direito noturno

14 de março de 2019

O curso de graduação em Direito noturno realizou na noite de quarta-feira, 13, a sua aula magna de 2019.

     

Após manifestações do diretor Acadêmico Marcelo Stracke e da coordenadora do curso, Charlise Colet Gimenez, coube ao professor doutor Adalberto Narciso Hommerding fazer a apresentação dos dois palestrantes.

O reitor da UniRitter Germano Schwartz é pós-doutor pela University of Reading, Inglaterra, pesquisador do CNPq e da Fapergs, avaliador institucional do Inep, possui 31 livros publicados, entre autorais e coletâneas, além de atuar como professor do Mestrado em Direitos Humanos da UniRitter.

O palestrante abordou o tema “As Constituições estão mortas? Momentos Constituintes e Comunicações Constitucionalizantes dos Novos Movimentos Sociais do Século XXI”.

A professora do PPG em Direito da UFSM, Valéria Ribas do Nascimento é pós-doutora pela PUC/RS, com período de pesquisa na Universidade de Sevilha, Espanha, já tendo atuado como docente na URI Santo Ângelo, na Unijuí, na Fadisma (Santa Maria) e na Unisinos. Atua principalmente com os seguintes temas: Teoria do Estado, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Internacional.

A palestra ministrada teve como título “Constitucionalismo dos sensores: desafios em torno das análises computacionais preditivas como uma nova forma de “surveillance”.