Amor ao curso e construção do currículo são dicas de Cris, recém graduada que já ingressa no Mestrado em Engenharia Química

18 de fevereiro de 2019

Graduada na URI Santo Ângelo em Engenharia Química no início de fevereiro, Crisleine Perinazzo Draszewski continua a vida acadêmica na Universidade Federal de Santa Maria, onde foi selecionada para Mestrado.

Após quatro anos de graduação, o que motiva uma jovem a continuar estudando? “Acredito que com o aumento de profissionais de engenharia química no mercado, é importante buscar novas formas de se diferenciar dos demais. Além disso, muitas matérias ofertadas durante o mestrado apresentam os conteúdos com outros olhos, de uma forma inovadora, quando comparadas à graduação. É um importante complemento que eu aconselho a todos considerar”.

Em relação ao ciclo que acaba de encerrar, Crisleine diz que “eu devo à URI uma grande parte da minha formação não só como profissional, mas também como jovem adulta, pois fui muito instruída desde o começo por alguns professores; alguns infelizmente não fazem mais parte da instituição, mas que acrescentaram e muito na minha formação e na dos meus colegas. A conquista da vaga no Mestrado veio juntamente com a parceria que pude realizar com a própria UFSM durante o meu estágio supervisionado. Além disso, a busca por estágios extracurriculares, minha participação no programa de iniciação cientifica, juntamente com o laboratório de Física da URI, com certeza fizeram a diferença, principalmente na etapa da entrevista. Pois fazer parte do meio acadêmico e estar envolvida com pesquisadores me passou confiança e sabedoria na hora de responder as perguntas e de me mostrarem o caminho que realmente quero seguir daqui em diante.

Para quem está iniciando a graduação em Engenharia Química, Crisleine deixa uma mensagem: “escolha o curso por amor e só por amor; com ele é possível conquistar o resto. E não fique esperando o tempo passar, procure o mais rápido possível um estágio extracurricular. A URI tem muitas parcerias com as indústrias; também procure por professores que realmente vão lhe auxiliar em projetos de pesquisa. Melhore o seu currículo desde o começo. Porque quanto mais cedo você se dedicar, mais cedo vai perceber qual o lado que quer seguir, seja industrial, acadêmico ou pesquisador. E assim, terá a oportunidade de seguir os seus sonhos o mais rápido possível e da melhor maneira”.