Formando de Biologia da URI é aprovado no Mestrado da UFRGS

25 de janeiro de 2019

O formando de Ciências Biológicas Denilson da Silva Machado, 22 anos, natural de Cachoeira do Sul, foi aprovado em dezembro de 2018 na seleção de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Botânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A seleção ocorreu no início de dezembro de 2018, em duas etapas: uma prova escrita com 40 questões sobre as quatro grandes áreas da botânica: Anatomia, Ecologia, Fisiologia e Taxonomia Vegetal, e uma prova de inglês com 20 questões. Na segunda etapa, houve análise do currículo. A seleção avaliou 21 candidatos, 14 seguiram para a segunda fase, com 11 sendo aprovados no programa.

Denilson realizou, nos 4,5 anos da graduação, estudos relacionados à flora das Missões, tendo trabalhado com produção vegetal, plantas medicinais e química vegetal, inventários diversificados de flora vascular, incluindo samambaias, plantas campestres e árvores. Além disso, realizou trabalhos de importância social em projetos de extensão,  vinculado ao grupo BioFlora.

 

O estudante chegou em Santo Ângelo em 2014, em virtude dos estudos, uma vez que havia conseguido bolsa integral concedida pelo programa do governo federal, o ProUni. No segundo semestre do mesmo ano, já foi convidado pela professora doutora Nilvane Ghellar Müller para participar de uma bolsa de iniciação científica concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) relacionada à produção de mudas de Grápia (Apuleia leiocarpa) utilizando hormônios de origem biológica. Segundo ele, o suporte de sua professora orientadora foi importantíssimo. “Minhas contribuições para a comunidade científica foram todas graças à professora Nilvane. Desde o início ela foi uma orientadora maravilhosa, mostrando-me os caminhos certos para seguir, tanto na vida pessoal, quanto na profissional. Enfim, sem ela eu nunca teria forças para concorrer e entrar nesta instituição que é uma das melhores da América Latina”.

Denilson agradece à URI pela oportunidade de fazer um curso superior presencial, que disponibiliza bolsas de Iniciação Científica, além da ampla estrutura e altamente reconhecida pela comunidade.

Atualmente, Denilson é funcionário de uma grande empresa de consultoria ambiental porto-alegrense que realiza trabalhos de supervisão ambiental em Entre-Ijuís, além de realizar outros trabalhos de consultoria ambiental, principalmente relacionados à flora.