Licenciamento Ambiental foi tema de palestras no curso de Ciências Biológicas

20 de novembro de 2018

Nos últimos tempos, cada vez mais vem sendo discutida a Legislação Ambiental em nosso país. Como o licenciamento ambiental é um instrumento utilizado para exercer controle prévio e realizar o acompanhamento de atividades que utilizem recursos naturais, cabe aos futuros Biólogos Bacharéis estudar este assunto durante a caminhada acadêmica.

Com o objetivo de aproximar ainda mais os estudantes da realidade, a professora doutora Nilvane Ghellar Müller, responsável pela disciplina de Ecologia V, recebeu, no decorrer do semestre, profissionais que atuam nesta área para partilhar suas atividades práticas diárias.

Os fiscais agropecuários da Secretaria Estadual de Agricultura do Rio Grande do Sul, Adílson Nunes Bacelar e Silvia Raquel Scherer Wolski abordaram sobre a Fiscalização de Agrotóxicos no Rio Grande do Sul.

Em outra oportunidade, o proprietário da empresa Proflora Assessoria Ambiental e Florestal Ltda e coordenador Técnico da ARFOM – Associação de Reposição Florestal, Nelson Lopes de Almeida ministrou uma palestra intitulada Licenciamento Ambiental, impactos ambientais e medidas compensatórias.

E, recentemente, o fiscal ambiental municipal, Rafael Rieger Ramos, que atua junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Santo Ângelo, contemplou o Licenciamento Ambiental Municipalizado.

A professora complementa que essa parceria foi acordada com a turma, pois como existem diversas leis ambientais envolvidas no assunto, e algumas delas são alteradas periodicamente, o contato direto com os profissionais que atuam no dia a dia, em diferentes eixos ambientais, é muito importante para a formação de nossos acadêmicos. Ao mesmo tempo em que se ampliam as relações humanas e profissionais neste período em que o mercado requer a efetividade de tal integração.