Estudantes de Engenharia Mecânica visitam a Usina Passo São João

14 de novembro de 2018

 

Acadêmicos do 9º semestre do curso de Engenharia. Mecânica, disciplina de Engenharia Ambiental Aplicada, acompanhados do professor doutor Emitério da Rosa Neto, realizaram visita técnica dia 13 de novembro, na Usina Hidrelétrica Passo São João, em Roque Gonzales.

Durante a visita, sob a supervisão do funcionário da Eletrosul e aluno do curso de Engenharia Mecânica, Matheus Ferreira, e do Biólogo da unidade, o grupo conheceu as instalações da UHE, e obteve informações relativas à construção da mesma, onde foram apontados vários itens relativos ao aspecto ambiental da obra, desde a construção até sua operação, expondo a importância do cumprimento do que é estabelecido pelos órgãos ambientais, para que ocorra o funcionamento deste tipo de obra.

Foi possível conhecer mais de perto as instalações no aspecto operacional, com toda parte de engenharia envolvida, motores, sistemas de resfriamento, circuitos de geração, construção de taludes, entre outros.

Para o professor Emitério, “é muito importante o contato direto com o que é discutido em sala de aula, pois possibilita aos acadêmicos interação com uma área estratégica de desenvolvimento, que é a de geração de energia. A realização de visitas permite melhor entendimento sobre muitos conceitos trabalhados em aula, além de fornecer possível campo de atuação em estágios”.