URI Santo Ângelo aprova projeto no Ministério da Saúde e seus cursos são referência em educação nesta área

12 de novembro de 2018

A URI Santo Ângelo, por meio de seus cursos de Enfermagem, Educação Física, Farmácia e Psicologia, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, aprovou importante projeto no Ministério da Saúde. Concorrendo com universidades do país inteiro, a URI destacou-se ao obter a aprovação, tendo superado universidades federais tradicionais do estado.

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET-Saúde Interprofissional (PET-Interprofissionalidade) é coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde.

O PET Saúde tem como objetivo a educação pelo trabalho, caracterizando-se como instrumento para qualificação em serviço dos profissionais da saúde, bem como de iniciação ao trabalho, dirigidos aos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde, de acordo com as necessidades do SUS. A perspectiva é a inserção das necessidades dos serviços como fonte de produção de conhecimento e também de pesquisa nas instituições de ensino.

Neste ano o edital do PET trouxe como objetivo geral a qualificação dos processos de integração ensino-serviço-comunidade, de forma articulada entre o SUS e as instituições de ensino, de modo a promover a Educação Interprofissional (EIP) e as Práticas Colaborativas em Saúde. As áreas apontadas como prioridade pelos elaboradores do projeto foram os cuidados paliativos, as práticas integrativas e complementares (PICS), a promoção da saúde e a saúde do trabalhador do SUS.

O projeto consiste na inserção de alunos no serviço público de saúde com a intenção de um aprimoramento no processo de ensino-pesquisa e aprendizagem no intuito de qualificar o serviço de saúde. Serão custeadas bolsas para acadêmicos divididos pelos cursos de enfermagem, educação física, farmácia e psicologia.

Os acadêmicos serão orientados pelos professores chamados tutores, e também terão a supervisão local dos profissionais do serviço, os preceptores: enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, médicos e psicólogos da Secretaria Municipal de Saúde.

O processo de seleção dos bolsistas está sendo realizado entre os dias 7 e 12 de novembro. As atividades do trabalho começarão ainda em dezembro.