Acadêmicos de Biologia da URI Santo Ângelo fazem tour no Berçário de Baleias

5 de novembro de 2018

No dia 2 de novembro, acadêmicos de Ciências Biológicas – bacharelado da URI Santo Ângelo estiveram em Imbituba, SC, no berçário das baleias franca (Eubalaena australis) realizando atividades de observação, acompanhados das professoras mestres Briseidy Soares e Maria Lorete Flores. A atividade está vinculada às disciplinas de Zoologia IV e Ecologia. As baleias franca passam o verão nos pólos onde se alimentam com o Krill (camarão pequeno), e migram para as águas tropicais mais quentes durante o inverno para o acasalamento e procriação. Permanecem no Brasil de julho a novembro.

No período da manhã foram avistados três grupos de baleias na praia da Ribanceira e à tarde puderam ser vistos mais dois grupos próximos da pedra da Careca, na mesma praia.

O comportamento natural das baleias franca proporciona a visualização de diversas partes de seu corpo enquanto permanecem com seus filhotes ao longo do litoral. A observação é realizada de mirantes, com uso de binóculos aproximadamente a 30 m de distância. O dorso é facilmente avistado da praia e reconhecido pela falta da nadadeira dorsal. Na cabeça, a presença de calosidades que são exclusivas da espécie, são espessamentos da pele, cobertos por piolhos (Ciamídeos). A cauda é preta, larga e pontuda, e o borrifo em forma de V.

O grupo visitou o Instituto Austrális, instituição sem fins lucrativos, que mantém o Projeto Baleia Franca, dedicado à pesquisa científica, monitoramento e proteção da população das baleias franca no Brasil. O Austrális atua na formulação de políticas públicas, educação e sensibilização do público para a conservação da espécie, bem como na valorização das baleias como patrimônio ecológico e turístico.

No final da tarde aconteceu observação de pesca artesanal da tainha, em Laguna, SC.