Professores da área de Computação ministram palestra em Ijuí

19 de outubro de 2018

Na terça-feira, 16, os professores Denilson Rodrigues da Silva e Alexandre dos Santos Roque representaram os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação no II Ciclo de Palestras do Curso Técnico em Informática da Escola Técnica Estadual 25 de Julho, de Ijuí.

Na ocasião proferiram a palestra “Inovação em Tecnologias Computacionais: Relato de Experiências nos Cursos de Computação – URI Santo Ângelo”. A palestra contemplou assuntos importantes relacionados à atuação do profissional de computação no mercado de trabalho, evidenciando a importância da formação em cursos de ensino superior.

O evento contou com a presença de aproximadamente 100 estudantes do curso Técnico em Informática e do ensino médio, além de professores da escola. Entre os tópicos trabalhados, foram abordados “O Profissional de Computação; Mercado de Trabalho; Cursos Superiores; Pensamento Computacional; Cursos da URI (corpo docente / infraestrutura / laboratórios / convênios); Atuação profissional de egressos da URI”.

Os professores divulgaram ainda vários projetos e experiências que estão sendo desenvolvidas no âmbito dos cursos, como o Centro de Tecnologias Assistivas, Metareciclagem de Máquinas Caça-Níquel, Laboratório Criativo, Copa URI de Robótica, Incubadora URInova e Parque Tecnológico da URI

Na ocasião, foi entregue um kit robótico para a professora Leila Cristiana Figur, coordenadora do evento, bem como foi confirmada a participação da escola na Copa URI de Robótica 2018.

Denilson e Alexandre observam que “este tipo de iniciativa contribui para popularizar a área de Tecnologia da Informação na região e de modo direto, divulgar os cursos de computação da URI na comunidade escolar regional.A demanda por profissionais de computação está em constante crescimento, e é necessário que mais jovens talentos conheçam as inúmeras possibilidades de atuação profissional que o mercado atualmente demanda”.