Avaliações do MEC colocam Engenharias da URI em destaque nacional

18 de outubro de 2018

A URI Santo Ângelo comemora o desempenho de seus cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Química, cujo resultado os coloca em destaque tanto em nível estadual como nacional.

Os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 e dois dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior que dele derivam – o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD) – foram apresentados pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em coletiva de imprensa dia 9 de outubro, em Brasília (DF).

“Estamos muito felizes com os resultados conquistados”, comemora o diretor Acadêmico Marcelo Stracke. “Parabenizo coordenadores, professores, funcionários e acadêmicos pelos resultados que colocam a URI em destaque nacional. Os excelentes conceitos reafirmam a URI como Universidade que possui uma formação acadêmica de excelência através de atividades interrelacionadas de ensino, pesquisa e extensão, colaborando para o desenvolvimento cultural e sócio-econômico de indivíduos, comunidade e regiões em que atua”.

O curso de Engenharia Química registrou conceito 5 na avaliação presencial do MEC, numa escala que varia de 1 a 5. Já o Enade, avaliou 133 cursos de EQ no Brasil. A URI aparece em 49º lugar no país e em 7º lugar no geral do Rio Grande do Sul, ficando em 3º lugar entre as universidades privadas (atrás apenas da PUC e Unisinos).

Em relação ao índice IDD, a URI ficou com o conceito 5, sendo que dos 133 cursos, somente 11 ficaram nesta faixa. Na avaliação nacional do IDD, a URI está em 10ª posição, enquanto no RS, aparece em 2º lugar, atrás apenas da Unisinos. O índice IDD mede o quanto o curso agrega ao desenvolvimento dos estudantes, considerando seu desempenho antes (Enem) e após a formação (Enade).

“Os resultados obtidos são muito importantes, avalia o coordenador Isaac Nunes. “Mostram o quanto estamos no caminho acertado para a formação de qualidade. Esta é a primeira vez que o nosso curso participa da avaliação completa do INEP/MEC e os resultados foram muito satisfatórios. Se compararmos com de outras universidades (federais, privadas e comunitárias) a URI está em posição de destaque diante das várias instituições tradicionais na oferta de Engenharia Química”.

O curso de Engenharia Elétrica registrou conceito 4 no Enade e 5 no IDD. “Estamos muito felizes com um resultado que nos coloca entre os melhores cursos do Estado, sendo o melhor da região”, diz o coordenador Nelson Knack. “Isso é consequência de um esforço conjunto da direção do Câmpus, que investe muito em infraestrutura de laboratórios e na qualificação do corpo docente; da coordenação do curso, pela busca de atividades, projetos e parcerias para aproximar o curso do mercado de trabalho; do corpo docente, pelo engajamento na preparação de aulas de qualidade e também dos acadêmicos, por estarem envolvidos nas atividades de ensino pesquisa e extensão. Especificamente em relação ao IDD, que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, atingir a nota máxima nos deixa ainda mais felizes. Demonstra o a importância da URI como instituição de ensino superior, para o desenvolvimento da região através da formação de profissionais competentes na área tecnológica”.