Equipe URI-BAJA participou da competição Baja SAE Brasil

16 de outubro de 2018

Entre os dias 12 e 14 de outubro, ocorreu a Etapa Sul da competição Baja SAE Brasil, em Pato Branco, PR. O evento reuniu 24 equipes formadas por estudantes dos cursos de Engenharias do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Representando a Universidade Regional Integrada, Câmpus Santo Ângelo, competiu a equipe URI-BAJA, carro nº 15.

    

Os veículos participantes da competição Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto. Ao participar do programa Baja SAE, o estudante se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo, desde o levantamento de informações, projeto de concepção, projeto detalhado, construção e testes estáticos e dinâmicos.
Em Pato Branco, as provas iniciaram na sexta-feira (12), com apresentação oral dos projetos, além de avaliação de segurança, conforto, regulagem de motor, aceleração, tração e desempenho de manobrabilidade, realizada para uma banca de juízes engenheiros da indústria automotiva. No domingo (14), os carros foram submetidos ao enduro de resistência, com três horas de duração, divididas em duas provas de 1h30min cada, com intervalo de 30 minutos. A competição foi aberta ao público externo apenas no domingo.

NOVO PROJETO E EQUIPE RENOVADA

Durante um ano de estudos, a equipe URI-BAJA, composta por 25 estudantes de Engenharia e um professor-orientador, organizou o terceiro carro para a competição. O projeto 2018 trouxe novas perspectivas de desenvolvimento técnico para a equipe. Apresentando melhora considerável nos aspectos mecânicos, simulações e de design, o desenvolvimento do veículo marcou a renovação do grupo de alunos voluntários dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. As adequações passam pelos sistemas de freios, suspensão e tração. Além disso, questões eletrônicas, de gestão, de design e segurança foram qualificadas.

Na visão do orientador da equipe, professor Filipe Molinar Machado, “as competições estudantis representam, sobretudo, uma porta aberta para os futuros engenheiros demonstrarem seu talento e criatividade, pois é na prática das teorias aprendidas na URI que se desenvolvem as habilidades técnicas, interpessoais e a paixão pela engenharia, tão necessárias à formação profissional”, afirma.

Os próximos passos da equipe estão em reforçar e buscar mais empresas parceiras que patrocinem a construção do carro, incluindo materiais de consumo, equipamentos e sistemas mecânicos. Maiores informações podem ser acessadas pela página da Equipe no Facebook, Equipe Uri-Baja, ou pelo email molinar@san.uri.br.