Trabalho de conclusão de Farmácia foi convidado a ser apresentado para o curso de Medicina da Univates

11 de setembro de 2018

   

O trabalho de conclusão de curso de Farmácia da URI Santo Ângelo, intitulado: “Uso de medicamentos potencialmente inapropriados por idosos de uma associação de aposentados do município de Santo Ângelo, RS” da aluna Luana da Veiga Barella, foi apresentado na liga de estudos de idosos do curso de medicina da Univates, em Lajeado.

O trabalho foi orientado pelos professores Tiago Bittencourt de Oliveira e Andressa Rodrigues Pagno.

O assunto uso de medicamentos em idosos tem sido amplamente discutido pelos profissionais de saúde, especialmente com a tendência demográfica de envelhecimento da população brasileira. No trabalho em questão, foram realizadas entrevistas domiciliares de 203 integrantes da associação dos aposentados de Santo Ângelo. Os dados encontraram alto número de medicamentos utilizados, o que é conceituado como polifarmácia. Segundo a professora Andressa Pagno, uma das orientadoras do projeto, “a polifarmácia e o uso de medicamentos potencialmente inapropriados para a idade são dados que chamam atenção devido a sua alta prevalência”.

O estudo da aluna Luana utilizou os critérios de Beers, lista adotada pela American Geriatric Society (AGS), que determina quais medicamentos deveriam ser evitados por idosos, e quais que em determinadas doenças deveriam ser prescritos com precaução, ou em doses reduzidas, com seu uso constantemente monitorado. Medicamentos inapropriados para idosos e cuidados na prescrição foram assuntos debatidos no dia do encontro na reunião da liga dos idosos.