Professora do Direito ministra palestras na Escola Odão

5 de setembro de 2018

 

   

No dia 3 de setembro, a professora doutora Rosângela Angelin, do curso de Direito da URI, ministrou palestras sobre “Democracia e Cidadania” para líderes de turma do Instituo Estadual de Educação Odão Felippe Pipi, de Santo Ângelo, durante a Semana Cívica organizada pela Escola.

Na oportunidade, a professora discutiu com as lideranças estudantis aspectos envolvendo democracia e cidadania, bem como as responsabilidades que as pessoas têm como cidadãos e cidadãs para o desenvolvimento do país. Evidenciou ainda, como se pode participar mais ativamente das decisões da sociedade, destacando o período eleitoral e a necessidade das pessoas votarem com consciência, pesquisando sobre a vida dos candidatos, o que cada um defende como projeto de sociedade, bem como tem sido seu posicionamento político no último período.

Rosângela observa que “embora estejamos bastante decepcionados e decepcionadas com o cenário político atual, é importante diferenciarmos política de politicagem: a política é um ato poderoso de decisões social, que cria leis, normas, direitos, enfim, que regulamenta a vida da sociedade; enquanto a politicagem vem a ser o uso de espaços políticos para benefício próprio ou de um pequeno grupo. Assim sendo, os atos políticos é que definem a vida da sociedade. Por isso precisamos participar e controlar quem nos representa nos espaços de poder”.

Em seguida, a professora Rosângela fez outra palestra para os terceiros anos do Ensino Médio da Escola Odão, abordando as escolhas e responsabilidades que atentam a vida desses jovens no momento em que irão finalizar o Ensino Médio.