Semana de Educação Física tem palestras, oficinas, Mostra, Rústica e festa para marcar os 15 anos do Curso

28 de agosto de 2018

A XIV Semana Acadêmica de Educação Física e a XI Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão têm um propósito adicional nesta edição: comemorar os 15 anos de história do curso. A programação que foi aberta na noite de terça-feira, 27, estende-se até 1º de setembro, quando acontece a Rústica “15 anos”. O tema da Semana é “A importância das práticas corporais na constituição da identidade dos profissionais de Educação Física”.

Para o Momento Cultural do evento, subiram ao palco os acadêmicos/músicos Augusto de Almeida, Samuel de Lima Souza e Lucas Segato e na sequência, Lucas Segato, pela Peppe Company, interpretou “O Menestrel” de William Shakespeare.

Na mesa dos trabalhos, compareceram o diretor Acadêmico Marcelo Stracke, a coordenadora do curso Viviana da Rosa Deon e o palestrante doutor Sidnei Pithan da Silva, da Unijuí.

Em sua manifestação, o diretor Marcelo enalteceu a escolha do tema da Semana Acadêmica e incentivou os estudantes a aproveitarem as oportunidades que a URI oferece em busca de uma formação de qualidade.

Emocionada com a história de 15 anos do curso, a coordenadora Viviana enfatizou o comprometimento do corpo docente e a importância de incorporar as práticas corporais na construção da identidade dos futuros profissionais. Ela observou que ao longo da convivência no curso, os professores propiciam aos acadêmicos a construção de uma identidade, assim como os alunos fazem os professores reverem constantemente, suas próprias identidades.

Na sequência, a professora Cinara Valency Enéas Mürmann conduziu os trabalhos da noite, apresentando o palestrante Sidnei Pithan da Silva. Graduado em Educação Física e Farmácia pela UFSM e em História pela Unijuí, é mestre em Educação nas Ciências (Unijuí) e doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Sua palestra “A importância das práticas corporais na constituição da Identidade do Profissionais de Educação Física” enfocou a temática do evento.

A Semana Acadêmica conta com o apoio de Jairo Baterias, Agrossul, Crossfit full life, Mania Esportes, Quick Restaurante, Gsclean, Carlito Kar, Posto Tiaraju, O2 Ecoesporte, Agenda Roama, Edegar Cavalheiro, Oliver Restaurante, CFC São Luiz, Destak Academia, Arco-Íris, Cervejaria Pampa Beer, Cineral Seguros, JR Autopeças, Jean Kulinski, Sport Fitness, Campeã Ferro e Aço, AFFURI.

A Semana Acadêmica prossegue com a seguinte programação:

28 de agosto de 2018

13:30 – 19:30 – Apresentação Oral – XI Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão dos Cursos de Educação Física – Licenciatura e Bacharelado –
Local: Prédio 18 – Salas: 18.201; 18.202; 18.203

19:15 – 22:30 – Oficina 1: Esportes Adaptados – Profª. Fernanda Michaelsen – Projeto Mais Esporte (Porto Alegre)
Local: Ginásio de Esportes 2 da URI

19:15 – 22:30 – Oficina 2: Estrutura e planejamento de escolinhas de iniciação esportiva – Prof. Anderson Santo da Silva; Prof. Dirceu Fraga Guimarães Junior – Professores na escolinha de futebol Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
Local: Ginásio de Esportes 1 da URI

29 de agosto de 2018

18:00 – 19:15 – Apresentação de Pôsteres da XI Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão dos cursos de Educação Física – Licenciatura e Bacharelado –
Local: Ginásio de Esportes 1 da URI

19:15 – 22:30 – Oficina 1: Jogos da Educação Física – Prof. Me. Silvester Franchi – Chapecó
Local: Ginásio de Esportes 1 da URI

19:15 – 22:30 – Oficina 2: Musculação – Prof. Silmar Zanon – Sócio Proprietário da Academia Bem Estar Pró (Santa Maria)
Local: Ginásio de Esportes 2 da URI

30 de agosto de 2018

19:15 – 22:30 – Oficina 1: Handebol – Prof. Warley Gomes de Carvalho – Santa Rosa
Local: Ginásio de Esportes 1 da URI

19:15 – 22:30 – Oficina 2: Ritmos – Prof.ª Caroline Gehrke – Professora na Academia Green Fit e Sócia Proprietária no Studio Smart Shape (Ijuí)
Local: Auditório do Prédio 13

31 de agosto de 2018

19:15 – 23:30 – Jantar dos 15 anos dos Cursos de Educação Física –
Local: Quiosque AFFURI

1º de setembro de 2018

14:00 – 17:30 – Rústica dos 15 anos dos cursos de Educação Física –
Local: Largada em frente ao Prédio 20 às 16h