Professor da URI, dr Osmar Veronese é o Patrono da Semana Cultural de Santo Ângelo

6 de agosto de 2018

O professor do curso de Direito da URI Santo Ângelo, doutor Osmar Veronese, é o Patrono da 26ª Semana Cultural de Santo Ângelo, aberta oficialmente na manhã de sábado, 3, no Centro Municipal de Cultura.

No ato solene o prefeito Jacques Barbosa afirmou que a escolha de Osmar Veronese como patrono da Semana Cultural é uma resposta de gratidão do santo-angelense ao empenho do procurador da República em defesa da arte e da cultura e de preservação da história. “Santo Ângelo orgulha-se da sua luta para que a cultura se estabeleça em nosso território como garantia de implementação de uma política pública democrática, eficiente e duradoura que nós, enquanto Governo Municipal, tanto lutamos para desenvolver com autonomia e respeito à diversidade étnica e cultural desta nossa terra”, homenageou.

De acordo com a secretária municipal de Cultura, Neusa Cavalheiro, “a escolha do homenageado deve-se aos seus esforços em defesa da cultura e da história local. O patrono deste ano também está constantemente auxiliando na viabilização de projetos culturais de Santo Ângelo e região, além disso, Veronese é autor de diversos livros, professor universitário e Procurador da República”.

Para o Patrono Osmar Veronese, “é uma imensa honra, 21 anos depois de adotar Santo Ângelo para viver, perceber que a Cidade me adota, outra vez, como alguém mergulhado em sua cultura. Max Weber ensina que o ser humano é um animal amarrado a teias de significado que ele mesmo teceu, sendo a cultura, assim, essas teias e sua significação.

Veronese observa que as teias que o prendem a Santo Ângelo não falam apenas do indivíduo, mas do contexto, das instituições, entre elas, a atuação no Ministério Público Federal e Instituições de Ensino Superior. “Penso que três fatos institucionais auxiliaram na indicação: 1. a articulação (MPF, MPT e Poder Público local) da compra de uma terra para os Guarani, dando visibilidade a uma causa que está na raiz de nossa formação missioneira; 2. a luta pela ferrovia, responsável pelo nascimento e desenvolvimento da Cidade – em um dos acordos conseguimos 8 milhões para investimentos sociais na região, entre eles a recuperação da estação de Santo Ângelo, hoje Memorial Coluna Prestes; 3. a atuação articulada (MPF, Rotary, Receita Federal e Poder Público) para a compra e doação ao poder público local do Museo do Cinema Vivaldino Prado, um acervo que resgate o cinema presente em Santo Ângelo desde 1911, além de historiar a evolução da 7ª arte no mundo”.

Sobre a área doada aos guaranis, Veronese disse que é um tributo a Sepé Tiaraju e à história mais rica das Missões. Em relação às ferrovias, setor em que tem forte atuação como Procurador da República, o Patrono da Semana Cultural criticou o abandono. “As ferrovias representam a raiz das cidades brasileiras. Foi uma burrice o Brasil abandonar milhares de quilômetros da malha ferroviária, fato que gerou impactos social, econômico e histórico negativos. O investimento na restauração do espaço em Santo Ângelo é uma forma de preservação deste patrimônio histórico”.

Na opinião do Patrono, “pela cultura se transmite valores de pai para filho, de geração em geração, ela é o motor das sociedades! Lutar pela cultura, hoje, significa, fundamentalmente, defender a manutenção da sociedade plural e da democracia”.

Nas fotos de Fernando Gomes, o Patrono recebe documento alusivo, da Secretária Municipal de Cultura Neusa Cavalheiro,e do prefeito Jaques Barbosa e na sequência, faz sua manifestação na abertura da Semana da Cultura.

PROGRAMAÇÃO

A 26ª Semana Municipal de Cultura prossegue até dia 19, com a seguinte programação:

8 de agosto (quarta-feira)

9h – Exposição de Expressão Gráfica – Exposição dos trabalhos acadêmicos do curso de Arquitetura & Urbanismo, da URI -Campus Santo Ângelo, realizados nas aulas de Expressão Gráfica I, orientado pela professora Claudete Boff.

LOCAL: Museu Municipal Dr. José Olavo Machado (Rua Antunes Ribas, s/nº – esquina com a Rua Antônio Manoel).

14h – Lançamento do 5º Concurso Amador de Fotografias de Santo Ângelo, com oficina e passeio guiado pela Arquiteta Fiama Piltz , pelos edifícios históricos do centro da cidade.

LOCAL: Museu Municipal Dr. José Olavo Machado e Centro Histórico de Santo Ângelo.

16h – Seminário “Educar para Preservar: O Patrimônio Cultural de Santo Ângelo” – Palestrantes: Thalis Garcia (Arqueóloga), Amílcar Guidolim (Historiador) e Juliane Timm (Arquiteta).

LOCAL: Centro Municipal de Cultura (Rua Três de Outubro, 800).

9 de agosto (quinta-feira)

14h – Jogos Culturais – Evento em formato de olimpíada cultural, onde os alunos participam de concursos de oratória, declamação, dança, teatro, grafite, desenhos, música e canto.

LOCAL: Colégio Marista Santo Ângelo (Avenida Venâncio Aires, 971).

14h30min – Conhecendo a Aldeia YAKÃ JU – Visita guiada com apresentação artística na Aldeia Guarani, de Santo Ângelo.

LOCAL: Ressaca da Buriti. As inscrições para a visita devem ser feitas previamente junto à Secretaria Municipal da Cultura.

10 de agosto (sexta-feira)

8h – Jogos Culturais – Evento em formato de olimpíada cultural, onde os alunos participam de concursos de oratória, declamação, dança, teatro, grafite, desenhos, música e canto.

LOCAL: Colégio Estadual Onofre Pires (Rua Bento Gonçalves, 841).

14h30min – Patrimônio ao Vivo e Oficina de Cerâmica – Oficina de cerâmica missioneira e exposição de artefatos encontrados em escavações arqueológicas na antiga Redução Jesuítica de Santo Ângelo Custódio – ministrados pela equipe do Núcleo de Arqueologia do Município (NArq).

LOCAL: Praça Pinheiro Machado (em caso de mau tempo, a atividade será desenvolvida no Centro Municipal de Cultura).

18h – Oficina de danças Urbanas – Oficina gratuita de Danças Urbanas, ministrada por John Junior. Serão disponibilizadas 15 vagas.

LOCAL: Centro Municipal de Cultura (Rua Três de Outubro, 800).

*Inscrições devem ser feitas previamente junto à Secretaria Municipal da Cultura.

18h – Sexta Crioula no GTF Coronel Aparício Borges – Jantar, com apresentações artísticas, em homenagem ao Dia dos Pais.

LOCAL: Casa da Etnia Polonesa, no Parque da Fenamilho (RS 344, Km 55).

11 de agosto (sábado)

14h – Combo Cultural – Visita guiada ao Museu do Imigrante; apresentação do esquete teatral “Willy Gatz – Um Doutor Visionário”, por Peppe Company Companhia Artística; e Café Colonial*.

LOCAL: Distrito de Atafona

*Cartões do café serão vendidos pela comunidade, no local, ou junto ao Centro Municipal de Cultura (R$ 10,00).

20h30min – Jantar Fandango – Troca de faixas e brasões.

LOCAL: GDF Os Farroupilhas (Rua Marechal Floriano, 4069).

12 de agosto (domingo) –

Aniversário de Fundação da Redução de Santo Ângelo Custódio

10h30min – Patrimônio ao Vivo – Exposição de artefatos, da antiga Redução Jesuítica de Santo Ângelo Custódio, encontrados nas escavações arqueológicas realizadas no Centro Histórico, pela equipe do Núcleo de Arqueologia do Município (NArq) – com distribuição de folders e explicações; e apresentação artística de Mateus Rasta e Banda, Show das Onze.

LOCAL: Praça Leônidas Ribas – Brique da Praça.

15h – Homenagem ao S Jovenil Menezes – Chá da tarde e homenagem ao Sr. Jovenil Menezes (In Memorian), patrono da Semana Cultural de 2017.

LOCAL:  Memorial Coluna Prestes (Avenida Brasil, 1306)

16h – Patrimônio ao vivo e Oficina de Cerâmica – Oficina de cerâmica missioneira e exposição de artefatos encontrados em escavações arqueológicas na antiga Redução Jesuítica de Santo Ângelo Custódio – ministrados pela equipe do Núcleo de Arqueologia do Município (NArq);

LOCAL: Praça Pinheiro Machado (em caso de mau tempo, a atividade será desenvolvida no Centro Municipal de Cultura).

13 de agosto (segunda-feira)

9h – Contação de Histórias

LOCAL: Biblioteca Pública Municipal Policarpo Gay, no Centro Municipal de Cultura.

9h – Poema nos Ônibus – Declamação dos poemas selecionados no concurso “Poema Nos ônibus 2018”, durante o itinerário dos coletivos; entrega de troféus e certificados; e fixação dos poemas nos ônibus.

LOCAL: Praça Pinheiro Machado (parada de ônibus da Rua Antonio Manoel).

14 de agosto (terça-feira)

9h – “Buenos Causos” – Contação do livro “Buenos Causos” pelo autor, Jonatã Ferreira

LOCAL: Biblioteca Pública Municipal Policarpo Gay, no Centro Municipal de Cultura.

9h – Jogos Culturais – Evento em formato de olimpíada cultural, onde os alunos participam de concursos de oratória, declamação, dança, teatro, grafite, desenhos, música e canto.

LOCAL: Colégio Estadual Missões (Rua Barão do Triunfo, 264).

19h30min – Inauguração da Sala de projeção do Museu do Cinema e primeira exibição de longa-metragem.

LOCAL: Museu Municipal do Cinema Vivaldino Prado, junto ao Centro Municipal de Cultura.

15 de agosto (quarta-feira)

9h – Contação de Histórias

LOCAL: Biblioteca Pública Municipal Policarpo Gay, no Centro Municipal de Cultura.

15h30min – O Trem, o Memorial e Outras Histórias” – Chá da tarde com a presença de personalidades da cidade que relatam histórias, de tempos passados, sobre a ferrovia, a antiga estação ferroviária de Santo Ângelo e seu entorno.

LOCAL: Memorial Coluna Prestes (Avenida Brasil, 1306).

16 de agosto (quinta-feira)

15h – “Tradicionalismo, o Patrimônio dos Gaúchos” – Roda de chimarrão com palestra “Tradicionalismo, o patrimônio dos gaúchos”, ministrada por João Cezar Medeiros de Farias.

LOCAL: Centro Municipal de Cultura (Rua Três de Outubro, 800).

19h30min – Abertura da 12ª edição do Festival Santo Ângelo em Dança

LOCAL: Teatro Municipal Antônio Sepp (Avenida Brasil, 639). Nesta primeira noite, os ingressos custarão R$ 5,00 + um agasalho.

17 de agosto (sexta-feira)

9h –-Apresentação “Nina e a música do mar – Sereias”, pelo Grupo Encantado, em comemoração aos 76 anos da Biblioteca Pública Municipal Policarpo Gay.

LOCAL: Biblioteca Pública Municipal Policarpo Gay, no Centro Municipal de Cultura.

15h – Educação Patrimonial – Ação educativa, voltada às escolas municipais, visando que os participantes tenham a compreensão sócio-histórica das referências culturais da cidade, em todas as suas manifestações, passando a reconhecê-las, valorizá-las e preservá-las.

LOCAL: Centro Municipal de Cultura (Rua Três de Outubro, 800).

20h30min – Fandango no CTG 20 de Setembro  – Show com Luiz Marenco; baile com o Grupo Everson e Airton Peixoto; pré-estreia e apresentação da temática da Invernada Adulta para a fase inter-regional do ENART.

LOCAL: CTG  20 de Setembro (Avenida Getúlio Vargas, 377).

19h30min- Santo Ângelo em Dança

LOCAL: Teatro Municipal Antônio Sepp (Avenida Brasil, 639). Ingresso antecipado: R$ 10,00. Na hora: R$15,00.

18 de agosto (sábado)

19h30min – Santo Ângelo em Dança

LOCAL: Teatro Municipal Antônio Sepp (Avenida Brasil, 639). Ingresso antecipado: R$ 15,00. Na hora: R$20,00.

19 de agosto (domingo) 

18h – Santo Ângelo em Dança

21h45min – Premiação dos Vencedores da 12ª edição do Festival de Dança

LOCAL: Teatro Municipal Antônio Sepp (Avenida Brasil, 639). Ingresso antecipado: R$ 15,00. Na hora: R$20,00.

Fotos: Fernando Gomes

Texto em colaboração com Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal