Curso de Enfermagem recebe conceito 4 no MEC

31 de julho de 2018

O curso de Enfermagem da URI Santo Ângelo recebeu parecer “Muito Bom” em avaliação in loco realizada por equipe do MEC no mês de junho. O conceito 4, em uma escala que vai de 1 a 5, foi obtido a partir de análise de diversos aspectos do funcionamento do curso, como estrutura e corpo docente.

Os avaliadores destacaram, na composição da nota final, as atividades complementares, programas de apoio aos discentes, a formação do corpo docente e a coordenação do curso.

O curso de Enfermagem da URI também teve destaque a partir dos convênios estabelecidos com instituições e estabelecimentos de saúde, secretarias municipais e estaduais, hospitais, além da integração com a comunidade, como em ações do SUS – Sistema Único de Saúde.

O parecer do MEC, produzido pelas avaliadoras Maria Angela Repetto e Maristela Inês Osawa Vasconcelos, também destacou a infraestrutura da instituição, como salas de aula, laboratórios e equipamentos disponíveis para os estudantes.

Para o professor Francisco Pinto Rodrigues, coordenador do curso durante o período avaliado na visita, o bom desempenho aconteceu a partir do comprometimento e sentimento de pertencimento dos acadêmicos e professores de Enfermagem. “A conquista do conceito 4 é a certeza de que estamos no caminho certo, em busca de excelência no ensino de enfermagem, pois repetimos o desempenho alcançado no ENADE, em 2017, o qual obtivemos, também, o conceito 4. A partir desse desempenho, temos a certeza do papel social que a Enfermagem da URI ocupa no cenário da saúde, em níveis local e regional, interferindo positivamente na melhoria da qualidade de vida da população.

O bacharelado em Enfermagem é Noturno/Diurno, com aulas de segunda a sexta à noite e aos sábados pela manhã, e tem duração de cinco anos.