Projeto do curso de Psicologia seleciona bolsistas de Iniciação Científica

13 de julho de 2018

O Projeto “Experiência e Linguagem como Estratégias de resistência: as narrativas dos moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade na cidade de Santo Ângelo”, está selecionando estudantes bolsistas de Iniciação científica.

Os requisitos para concorrer à vaga são; ser aluno do curso de Psicologia, ter cursado ou estar cursando o 5º semestre, ter afinidade com a teoria psicanalítica; ter disponibilidade de carga horária de 20 horas. Dentro destas, serão realizadas atividades de grupo de estudos, reuniões de pesquisa, supervisão, idas a campo, entrevistas, transcrições, diários de campo. Os requisitos desejáveis incluem afinidade com literatura, leitura e escritura; afinidade com populações marginalizadas e em situação de vulnerabilidade social, empatia e desejo de escuta.

Alunos interessados devem enviar um texto narrativo contendo breve memorial acadêmico e carta de intenções à vaga para o e-mail andreaduarte@san.uri.br, até terça-feira, 17 de julho, solicitando agendamento de entrevista. As entrevistas serão realizadas na quarta-feira, 18, à tarde.

De acordo com a professora responsável pelo Projeto, doutora Andrea Duarte, “a história das populações em situação muito precárias e de pouco acesso aos recursos que atualmente são disponíveis nas cidades, é de longa data. Historicamente, essas populações são invisibilizadas e mantidas à margem, repetindo um cenário de exclusão social, muitas vezes caracterizado por uma perda de qualidade de ‘humano’ e como consequência, a transformação dessa população num lugar de resto, dejeto, ficando no lugar de objeto de violência do outro”.

Segundo Andrea, a pesquisa pretende escutar e documentar as narrativas de moradores dos bairros Harmonia e União de Santo Ângelo, bairros esquecidos da cidade, e produzir mídia a partir da documentação, podendo ser escrita, fotografada ou filmada.