“Educação, Dependência Química e Espiritualidade” será lançado dia 15 na URI

13 de junho de 2018

O livro “Educação, Dependência Química e Espiritualidade”, de autoria do médico Edson Luis dos Santos Cardoso e da professora doutora Rosane Teresinha Fontana, do Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico da URI Santo Ângelo, será lançado na sexta-feira, 15, às 19h30, no auditório do prédio 13 da URI Santo Ângelo.

Editada pela CRV, a obra resulta de pesquisa que investigou saberes de voluntários de um grupo de autoajuda a dependentes químicos e codependentes vinculados à doutrina espírita, e propôs um blog com materiais educativos, destinado a auxiliar no processo de educação em saúde a voluntários que trabalham com dependentes químicos.

Os transtornos por uso de substâncias têm como característica essencial a presença de um conjunto de sintomas cognitivos, comportamentais e fisiológicos que trazem prejuízos à saúde física, emocional e nas relações interpessoais do usuário.

O livro envolve uma reflexão sobre a importância da espiritualidade e da educação para a promoção da saúde do dependente químico e dos codependentes.