Semana Acadêmica de Enfermagem tem palestras, minicursos e lançamento de pós-graduação

21 de maio de 2018

Foi aberta na tarde de segunda-feira, 21, a XVII Semana Acadêmica de Enfermagem e a XVI Mostra de Trabalhos Científicos, tendo como tema central “As diferentes interfaces da Assistência de Enfermagem a Pacientes Críticos”. Na mesa de trabalhos, o coordenador da Área de Saúde professor Carlos Forgiarini Lemos, representando a direção do Câmpus; a professora Carine Amábile Guimarães, representando o Coren- Conselho Regional de Enfermagem e o coordenador do curso de Enfermagem, professor doutor Francisco Pinto Rodrigues. O professor Carlos Lemos destacou a importância de eventos como a Semana Acadêmica, que propiciam preparo cada vez melhor para a vida profissional.

O coordenador Francisco Rodrigues elogiou a atuação dos estudantes do 7º semestre, responsáveis pela organização do evento e observou que o curso de Enfermagem da URI completa 20 anos em julho, já tendo graduado mais de 750 profissionais. “Nós honramos esta história e ao mesmo tempo, devemos estar atentos para as mudanças e a necessidade de constante atualização”.

Francisco adiantou que na tarde de quarta-feira, 23, será lançado o Pós-graduação em “UTI Adulto, Pediátrica e Neonatal” e anunciou que a partir de 2019 o curso passa a funcionar noturno/diurno, com a finalidade de atender as pessoas que precisam trabalhar para custear seus estudos.

Após momento cultural com Cristian Arruda ao violão, e vozes de Aline Borges e Brenda Hadassa, a professora enfermeira Sandra Kinalski – UFSM/ CESNORS/ IRS ministrou a palestra “Monitorização Hemodinâmica do Paciente de Alto Risco na Terapia Intensiva”

Na sequência, aconteceu relato de experiência “A vivência de pacientes e familiares em ambiente de UTI: Uma história real”.

A Semana Acadêmica de Enfermagem prossegue até dia 25, com a seguinte programação:

22 de maio de 2018

8h – Acolhimento com coffee breack –

9h – Sistematização de Enfermagem ao Paciente Crítico”, com a enfermeira mestre Eliane Raquel Rieth Benetti – HUSM/UFSM/Santa Maria

14h – “Assisteência de Enfermagem em Pacientes Politraumatizados em UTI”, com a enfermeira especialista Ângela Martins – Hospital da Unimed Missões

23 de maio de 2018

7h30 – 12h – XVI Mostra de Trabalhos Científicos -Apresentação de pôsteres –

14h – “Novas Perspectivas de Sepse no Brasil e no Mundo”, com Joise Wottrich – médica Intensivista do Hospital da Santo Ângelo

16h30 – Lançamento do curso de pós-graduação- Especialização em UTI Adulto, Pediátrica e Neonatal.

24 de maio de 2018

14h30 – 18h, com intervalo – Minicurso Ventilação Mecânica Assistida, com o fisioterapeuta mestre Dante Braun – responsável pelo serviço de Fisioterapia do Hospital da Unimed Missões

25 de maio de 2018

14h0 – 18h, com intervalo – Minicurso ECG para a Enfermagem, com professor doutor enfermeiro Christian Negeliskii, do Grupo Hospitalar Conceição/FEEVALE.