Estudantes de Engenharia Química visitam CORSAN e Empresa 3 Tentos

21 de maio de 2018


O professor mestre engenheiro Isaac Nunes, acompanhou turmas de estudantes do curso de Engenharia Química em duas visitas técnicas.

Na quinta-feira, 18, com acadêmicos do primeiro semestre, visitaram a Estação de Tratamento de Água de Abastecimento da CORSAN de Santo Ângelo.
O grupo foi recebido por Gelson Luis Faccin, egresso da URI Santo Ângelo, que apresentou aos acadêmicos todas as etapas do tratamento da água, envolvendo as diversas operações unitárias que estão presentes. Na oportunidade, Gelson explicou alguns mitos em relação a água tratada.
Para o professor Issac, “esta visita é muito importante, pois mostra aos acadêmicos do primeiro semestre uma função dos profissionais de Engenharia Química que influencia no dia a dia de todos nós, que é o tratamento e a garantia de abastecimento de água de qualidade para toda a população”.
Na manhã de sexta-feira, 19, os acadêmicos do 5º, 7º e 9º semestre da Engenharia Química realizaram visita técnica na empresa 3 Tentos, na cidade de Ijuí.
Os acadêmicos foram recebidos pela responsável pela garantia da qualidade, Giliane Zilmer, que é egressa da URI, do campus de Frederico.

Os acadêmicos tiveram uma apresentação a respeito da empresa, das operações realizadas com a soja, a extração do óleo, produção de biodiesel e de fertilizantes.

O grupo recebeu explicações sobre os diferentes setores da empresa e os acadêmicos puderam conferir muitos dos equipamentos estudados durante a graduação, em pleno funcionamento.

Além disso, a empresa comentou sobre seu programa de estágio, que configura uma oportunidade inclusive para acadêmicos em etapa de conclusão da graduação.

“Acredito que é fundamental esta interação da universidade com a comunidade e com as empresas da região. Isso fortalece o aspecto regional e integrado, inerente à própria URI e auxilia os acadêmicos no processo de aprendizagem, por permitir a visualização de processos em escala real”, observa o professor Isaac.