Semana Acadêmica de Farmácia aborda inovação

15 de maio de 2018

O curso de Farmácia da URI Santo Ângelo promove, até sexta-feira (18), a 16ª edição de sua Semana Acadêmica. Com o tema “A inovação na prática farmacêutica”, a semana aborda vários assuntos relativos à formação do Farmacêutico, tais como Imunoterapia no tratamento de cânceres; atuação do farmacêutico na nanocosmética; o tratamento da dependência química e o guia autônomo da medicação; idosos e a polifarmácia; a visão do mercado pelos egressos; aplicação de injetáveis; elaboração e apresentação de trabalhos científicos.

Para o coordenador do curso de Farmácia, professor Tiago Bitencourt, a Semana possibilita trocas entre estudantes e profissionais, além de abordar temas que normalmente não são trazidos em sala de aula. “É importante a participação de nossos acadêmicos para que eles possam conhecer as diversas possibilidades de atuação na área”, afirma.

A palestra de abertura, realizada nesta segunda-feira (14), foi “Imunoterapia revertendo a exaustão imune no câncer e em infecções virais”, com o farmacêutico Rodrigo Benedetti Gassen, mestre doutorando pela PUCRS.

A segunda palestra da noite foi “Nanocosméticos”, ministrada pela farmacêutica Karina Paese.

A Semana Acadêmica de Farmácia continua até sexta-feira, com a seguinte programação:

15 de maio – Terça-feira

17h20 – Apresentações de trabalhos científicos; apresentação de pôsteres.

19h15 – “O tratamento da dependência química”.  Médico Psiquiatra Edson Luis dos Santos Cardoso

21h15 – “Experiências na gestão autônoma da medicação“ –  Profª Drª Ana Luiza Ferrer (UFSM)

16 de maio – Quarta-feira

13h30 – Minicurso: “Bioinformática aplicada ao diagnóstico molecular”. Farm. Drª Letícia Beatriz Matter (URI Santo Ângelo) – prédio 8.

19h15 – Mesa-redonda: “Diferentes áreas de atuação farmacêutica: relato dos egressos da URI Santo Ângelo”. Farm. Dioser Bergman (Mestre cervejeiro, Pub White Fly, Gramado); Farm. Halina Pacheco (Supervisora de propaganda Dermogral, Porto Alegre); Farm. Caroline Wolkmer (Laboratório de análise clínica veterinária, Auquimia, Santo Ângelo);

21h – Jantar de confraternização do evento no quiosque da URI, por adesão.

17 de maio – Quinta-feira

17h20 – Apresentações de trabalhos científicos; apresentação de trabalhos orais.

19h15 – “Iatrogenia medicamentosa e o uso dos psicofarmacos no idoso” – Médica Geriatra Lauren Berger Severo e Farmacêutica Andressa Pagno – Farmácia dos Aposentados – URI Santo Ângelo.

18 de maio – Sexta-feira

8h – Minicurso: ‘Aplicação de injetáveis’ – 8 horas de duração – 30 vagas para alunos e 5 para externos. Farm. Carlos Augusto Gaiger Xavier (Xavier Qualificação em Saúde, Porto Alegre/RS).

As palestras são ministradas no auditório do prédio 5 do campus Santo Ângelo. Mais informações pelo e-mail: tiagob@san.uri.br ou pelo telefone 3313-7900.