“Estatuto da Cidade e a Gestão Democrática Municipal” abriu o Simpósio de Estudos Jurídicos na URI Santo Ângelo

15 de maio de 2018

Iniciou na manhã de terça-feira, 15, na URI Santo Ângelo, o XXI Simpósio de Estudos Jurídicos, XVIII Mostra Regional de Trabalhos Jurídicos, XVIII Encontro de Egressos e o Encontro do Ministério Público, eventos que oferecem importantes temas jurídicos-sociais, bem como a oportunidade de universitários da iniciação científica e pesquisadores apresentarem seus estudos.

   

Na abertura do Simpósio, o acadêmico João Francisco Cócaro interpretou músicas nativistas, propondo reflexão em torno das letras. Na sequência, a coordenadora do curso de Direito, doutora Charlise Gimezez deu as boas-vindas, questionando “qual o nosso papel no mundo. Ficamos perguntando que tipo de país desejamos, como é a universidade que queremos, como deve ser o ar que respiramos… quando devemos mesmo é perguntar o que vamos fazer para mudar o mundo, a universidade, o ar”.

Ao abordar a graduação em Direito, a coordenadora observou que “não devemos buscar uma formação aprofundada em especialidade, porque desse modo, caminharíamos para ser máquinas. Precisamos também orientar e ensinar as pessoas a serem gente, humanos, que sentem e que amam”.

A palestra de abertura, “Estatuto da Cidade e a Gestão Democrática Municipal”, foi ministrada pela professora doutora Janaína Rigo Santin, tendo como coordenadora a professora Luana de Almeida e como debatedores a professora doutora Janete Rosa Martins e o acadêmico de Direito Lucas Jeske de Lima Gonçalves.

A noite de terça-feira tem duas palestras no programa: “A Necessidade de uma nova leitura do Sistema Prisional”, com André Girotto e “O Papel do Gestor no Sistema Prisional e os Desafios da Gestora Mulher”, com Maria Carolina Guites Jagieski.

MOSTRA E PROGRAMAÇÃO

A XVIII Mostra Regional de Trabalhos Jurídicos acontece dias 15 e 16 de maio, sempre à tarde, no prédio 18, onde em diferentes ambientes, as bancas avaliam os 150 trabalhos aprovados, provenientes de instituições superiores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia e Brasília. Em cada banca avaliadora estão presentes docentes da URI Santo Ângelo, bem como doutorandas/os e mestres/as da casa.

A programação a ser desenvolvida dias 16 e 17 é a seguinte:

16 de maio

8:30 – 11:30 – Justiça Militar da União e o julgamento dos crimes militares por extensão (Lei 13.491/2017 ) – Mauro Cesar Maggio Sturmer

13:30 – 17:30 – Mostra Regional de Trabalhos Jurídicos

19:30 – 22:30 – I Semana do Ministério Público de Santo Ângelo

17 de maio

8:30 – 11:30 – Aportes teóricos e práticos da leitura jurisprudencial – Aline Adams

19:30 – 22:30 – I Semana do Ministério Público de Santo Ângelo