Semana Acadêmica de Pedagogia enfoca desafios da docência

9 de maio de 2018

Iniciou nesta segunda-feira (7) a 43ª edição da Semana Acadêmica do curso de Pedagogia. Com a temática “Desafios da Docência na Contemporaneidade – o professor como sujeito ativo no contexto escolar”, o evento traz palestras e debates sobre temáticas como políticas públicas, saúde mental, documentação pedagógica e uso e preservação da voz.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Sonia Maria Piccoli, a Semana busca dialogar sobre as múltiplas competências dos fazeres-saberes necessários à atuação profissional do pedagogo na contemporaneidade, além de propiciar a troca de experiências com docentes da rede pública e privada e acadêmicos da Pedagogia. “Queremos que nossos acadêmicos possam refletir sobre as mudanças que podem proporcionar no contexto escolar”, afirma a coordenadora.

A palestra de abertura, na segunda-feira, foi “Políticas Públicas: o papel do estado, das instituições, das ideias e dos atores”, com Fátima Anise Rodrigues Ehlert, doutoranda em Educação pela UFRGS. Para ela, o conhecimento completo dos conceitos de políticas públicas, de onde elas surgem e como se processam, são parte de uma formação completa para profissionais que sejam sujeitos ativos na sociedade. A data também teve abertura artística com a apresentação de danças do Grupo Folclórico Alemão Heimatland, de Cerro Largo.

Na terça-feira (8), a palestra da noite foi “Bem-estar vocal: como cuidar de sua voz”, com a fonoaudióloga Claudia Johann School. A apresentação artística foi do Coral do Colégio Marista Santo Ângelo.

A Semana Acadêmica da Pedagogia continua nesta quarta-feira (9), com apresentação de dança do professor Rodrigo Madalóz, seguida da palestra “Saúde Mental dos Professores na Contemporaneidade”, com a professora Amabilia Beatriz Portela Arenhart. Na quinta-feira (10), a programação é apresentação de canto com a acadêmica de Psicologia da URI Thais Matzembecker e a palestra. “Desafios da Docência na Contemporaneidade: O professor como sujeito ativo no contexto escolar”, com a professora doutora Luci Mary Pacheco Duso, chefe do departamento de Ciências Humanas da URI e coordenadora do curso de Mestrado em Educação da URI Frederico Westphalen.

O evento encerra na sexta-feira (11), com a apresentação do Grupo de Teatro Peppe Companhy e a palestra “Documentação Pedagógica: autoria, narrativa e visibilidade, com a as professoras Juliana Machado Rodrigues e Flávia Burdzinski de Souza.