Estudantes da URI participam de lançamento de livro

8 de maio de 2018

Acadêmicos e egressos da URI Santo Ângelo participaram, no dia 25 de abril, da ação de lançamento do livro de Odailso Berté, “O movimento criativo e pedagógico de Frida Kahlo”, no museu municipal Olavo Machado.

Caracterizados como Frida Kahlo, artista mexicana cuja imagem tem sido associada às lutas feministas, estudantes do curso de Graduação em Direito da URI – Santo Ângelo, e participantes do Grupo de Estudos sobre Violência de Gênero, do curso de  Psicologia, Projeto de Extensão “O lugar dos corpos das mulheres na sociedade”, do curso de Direito, apresentaram uma esquete buscado promover reflexão sobre a imagem e obra de Frida Kahlo.

Assim, por meio da arte, as acadêmicas e acadêmicos do Curso de Graduação em Direito Aline, Ana Paula, Bruno, Fagner e Kássia; as estudantes do Curso de Psicologia Ruthieli e Tatiana, bem como a mestranda em Direito Gabriele e a mestre em Direito Bruna, todos caracterizados como FRIDA KAHLO, realizaram apresentação da esquete “FRIDA KAHLO: paixão, força e sensibilidade de uma grande mulher”.

A ação teve apoio do Grupo de Estudos de Violência de Gênero, coordenado pela Professora Lizete Dieguez Piber, com o apoio das professoras do Curso de Graduação em Direito, Charlise Paula Colet Gimenez, Rosângela Angelin, Luana Maíra Moura de Almeida e Thaís Kerber de Marco, bem como da mestranda em Direito pela URI Neusa Schnorrenberger.

Segundo a professora Luana, “a imagem e história de Frida Kahlo têm muito a agregar para o diálogo e reflexões acerca da valorização e respeito às mais diferentes culturas, formas de ser e de manifestar, mas não apenas. Suas flores à cabeça trazem ainda a mensagem de superação, de alegria e empoderamento, sendo ser humano cujo exemplo merece ser propagado, não apenas pelos paradigmas que rompeu em vida, mas também pela inspiração que até hoje causa em quem se propõe a conhecê-la mais profundamente”.