Elisângela Siomara Rodrigues defendeu dissertação no Mestrado de Ensino Científico e Tecnológico

17 de abril de 2018

O Programa de pós-Graduação em Ensino Científico e Tecnológico teve formação de banca no sábado, 14, para avaliar a dissertação de Elisângela Siomara Rodrigues.

Na oportunidade, ele apresentou trabalho intitulado “Utilização de Website Interativo na Aprendizagem da Sistematização da Assistência de Enfermagem”, examinado por banca integrada pelas professoras doutoras Rosane Teresinha Fontana – URI (orientadora), Luciana Dornelles Venquiaruto – URI, Jussara Mendes Lipinski – Unipampa.

O estudo investigou as dificuldades acerca da aplicabilidade da metodologia Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), pelos acadêmicos e professores, nas práticas da disciplina de Enfermagem Obstétrica e/ou Saúde da Mulher em três cursos de enfermagem, sendo uma Universidade Federal, uma Universidade privada e uma Faculdade, situadas no interior do Rio Grande do Sul. A Sistematização da Assistência de Enfermagem é uma metodologia científica do cuidado, que possibilita ao enfermeiro desenvolver seu trabalho de forma planejada e com qualidade, ao mesmo tempo fornece ao profissional, autonomia, reconhecimento profissional e auxílio na tomada de decisão. Diante da investigação foi construído um website, ferramenta tecnológica para auxiliar no processo ensino e aprendizagem acerca da SAE na parturiente. A escolha de um website interativo, foi ao encontro com o momento que os acadêmicos vivem, a era digital, e pode contribuir para a aprendizagem significativa.