Egresso de Ciências da Computação da URI conclui doutorado

16 de abril de 2018

O egresso do curso de Ciências da Computação da URI Santo Ângelo, Marcelo Ruaro, concluiu no mês do março seu doutorado. Marcelo conclui o curso de graduação em 2010, e após conclusão de mestrado pela PUC-RS, deu continuidade aos estudos com o doutorado na mesma Universidade. A tese foi na área da Ciência da Computação com especialização em sistemas embarcados e sistemas digitais, com pesquisa voltada para a melhoria do desempenho de arquiteturas de processadores de múltiplos núcleos.

Para o egresso, a URI foi fundamental para sua formação acadêmica, por promover uma formação de qualidade. “O incentivo constante na melhoria das atividades acadêmicas me ajudou a crescer e amadurecer como aluno, despertando em mim uma vontade de seguir pesquisando assuntos justamente nas disciplinas que tive mais dificuldade no início”, afirma.

Durante a graduação, Marcelo participou de diversos eventos e simpósios, como o FISL – Fórum Internacional do Software Livre, em Porto Alegre. “A URI organizava a excursão e ajudava com alguns custos. Hoje posso concluir a importância desse tipo de atividade, pois tínhamos a oportunidade de conhecer instituições como a PUCRS e a UFGRS, imaginando no futuro, poder estudar nessas universidades através de cursos de pós-graduação”, relata o egresso. .

Ele lembra que a vontade de seguir na área acadêmica veio durante o TCC, com o apoio do professor Denilson Rodrigues, que o auxiliou na escolha de um tema atual na literatura acadêmica: o reconhecimento de sons para dispositivos móveis. “A opção pelo mestrado foi motivada pelo TCC. O fato de me envolver com um tema com alto foco em pesquisa acabou desenvolvendo em mim um apreço pela pesquisa ao qual não imaginava desenvolver. A ciência nos permite fazer coisas divertidas, tentar entender algo que não é entendido, propor soluções, testar, errar, e quem sabe, descobrir algo totalmente novo que gere contribuições para as pessoas. Logo percebi que era isso que queria para mim, e o mestrado e o doutorado já estavam traçados como meta”, afirma.