Projeto StartTop estimula o empreendedorismo na Escola da URI

11 de abril de 2018

A Escola da URI participa, desde o início de abril, do projeto StartTop, que busca possibilitar a estudantes de Ensino Médio a vivência de uma empresa real, de maneira a incentivar o empreendedorismo. Os estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola contam com o apoio de advisers, empresários da cidade que prestam consultoria em diversas áreas, mas principalmente finanças, recursos humanos, marketing e produção.

O coordenador do Projeto, Rodrigo Jaeger Zucco, explica que neste ano o projeto está sendo remodelado, com conceitos que trabalhem características e comportamentos empreendedores baseados em conceitos desenvolvidos pela ONU para o Empretec do Sebrae. “Mesclamos esse conteúdo com ferramentas de administração modernas como Canvas e Design Thinking. Tudo isso inspirado no modelo da Junior Achievement. Nosso objetivo principal com este projeto é ‘plantar a semente’ em cada participante de que empreender é possível e mostrar o caminho tanto do sucesso, quanto do aprendizado com a falha da miniempresa. Para isso contamos com um trabalho conjunto e coordenado de instituição de ensino, professores, empresários e empreendedores”, afirma.

Para o vice-diretor da Escola da URI, Prof. Cristiano Weber, a partir da experiência no projeto Miniempresa os alunos conseguem vivenciar uma empresa real “A participação no projeto possibilita uma vivência empreendedora. A partir desta experiência, o aluno pode fazer uma escolha mais assertiva do curso superior”, afirma.

O projeto StartTop tem o apoio da Urinova – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da URI Santo Ângelo. Este ano o projeto conta com a participação dos empresários Rodrigo Jaeger Zucco e Rafaela Pedó da Imobiliária Jaeger, Bruno Castro da Artema Móveis, João Vicente Rigo da Mecautor, Maikel Ludwig da Construtora Stiller, Salomão Jr. Do Pronto Socorro Mauá, Daniela Girardi Coach  e Fabiano Mildner Servidor Público, Carlos Oberdan Rolim e Camila Dgloumini da incubadora Urinova, Cristiano Weber e Débora Toscani da Escola da URI.