Conselheiro do CRP fez aula inaugural no curso de Psicologia

28 de março de 2018

 

Na oportunidade, o Conselheiro Presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização do Conselho Regional de Psicologia, psicólogo Cleon Cerezer, ministrou a palestra “Regulamentação dos Serviços Psicológicos por meios tecnológicos e de comunicação à distância – Revisão da Resolução CFP 011/2012”.

Conforme explicou o conselheiro, um Grupo de Trabalho foi constituído a partir das deliberações da Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças – APAF – realizada nos dias 17 e 18 de dezembro de 2016. O objetivo do Grupo foi levantar junto aos CRs e à categoria, as principais dificuldades e limites da resolução CFP 11/2012.

Cerezer explicou que no primeiro semestre de 2017, foi solicitado aos CRP´s informações acerca do processo de cadastro de sites para elaboração de material que servirá de subsídio para os eventos relacionados ao tema e ainda para a atualização da Resolução 011/2012. Já em julho de 2017, aconteceram eventos regionais com o propósito de discutir a Resolução CFP 011/2012 e sua mudança.

Outro objetivo do Grupo de Trabalho foi incluir os profissionais que trabalham através de sites, a COF, instituições de formação e demais interessados, o que foi feito em julho de 2017 no Rio Grande do Sul.

Segundo relatou Cerezer, em novembro de 2017, aconteceu reunião presencial dos representantes do CRs componentes do Grupo de Trabalho nacional para a análise dos resultados propostos pelos eventos regionais e as sugestões para elaboração de minuta nova que revogará a Resolução CFP 011/2012.

Agora, as alterações aguardam a publicação por parte do Conselho Federal de Psicologia, para que entrem em vigor, após terem sido submetidas e apreciadas pela Assessoria Jurídica do CFP; pelo Plenário do CFP, e posteriormente pela Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças – APAF – realizada em dezembro de 2017, onde foram aprovadas.