Tecnouri Missões inaugura espaço físico nesta quarta-feira

20 de março de 2018

A pesquisa na região das Missões terá um importante passo na próxima quarta-feira (21), com a inauguração do espaço físico do Tecnouri Missões – Parque Científico e Tecnológico da Missões, sediado na URI Santo Ângelo. O Parque foi implantado a partir de um convênio entre a Universidade e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS, e será um espaço destinado à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação para empresas.

Com gestão a cargo da URI Santo Ângelo, o Tecnouri oferecerá instalações físicas, laboratórios e pesquisadores para o desenvolvimento de tecnologia aplicada para as empresas. Na área física, de 1 273, 45 m², oferece como infraestrutura salas para os empreendimentos, laboratórios, auditório, recepção, sala de reuniões, vigilância e estacionamento. As empresas que desejam se vincular ao Tecnouri podem optar por uma das seguintes categorias: empresa associada hospedada e empresa associada externa.

A atuação é focada no fomento à produção criativa e tecnológica nas áreas de Tecnologia da Informação, Comunicação e Convergência Digital; Inovação e Tecnologias nas Engenharias, Automação e Tecnologias Socioambientais; Tecnologia e Inovação na Agroindústria e Agropecuária; Alimentos, Inovações Farmacêuticas e Nutracêutica. Outros ambientes de inovação na área física do Tecnouri são o NITT – Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica e a Urinova – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica.

Para o gestor científico do Tecnouri, professor doutor Antônio Vanderlei dos Santos, o maior desafio das atividades será criar novas possibilidades para a região: “Temos uma tarefa complexa em conscientizar os empresários que pesquisa e tecnologia geram renda”.

O gestor administrativo, Rômulo Madrid de Mello, destaca a relevância do Parque como ferramenta para o desenvolvimento regional: “É um espaço para que novos projetos sejam desenvolvidos. O Parque abre um leque de possibilidades para a região”.

A cerimônia de inauguração do Tecnouri acontece a partir das 17h30min, na sede do Tecnouri, prédio 28 do campus da URI Santo Ângelo, próximo à entrada 2 da Universidade.