II Vitrine Tecnológica apresentou culturas de verão e registro de meteorologia

19 de março de 2018

O curso de Agronomia da URI Santo Ângelo realizou, neste sábado (17), a segunda edição de sua Vitrine Tecnológica. O evento expôs projetos de pesquisa e extensão realizados pelo curso, bem como equipamentos e resultados obtidos em projetos. Foram apresentados os cultivares pesquisados neste verão: milho, soja, trigo mourisco, milheto, girassol e sorgo.

Neste ano, durante a Vitrine Tecnológica, foi realizado o lançamento do software da Estação Meteorológica, que disponibiliza registros realizados na Universidade desde março de 2017. É possível consultar dados sobre o índice de precipitação pluviométrica, umidade do ar, temperatura e pressão, com atualização a cada trinta minutos “O aplicativo surgiu a partir de uma necessidade da Universidade. Os dados podem ser diários, mensais e até a média da estação”, explica um dos responsáveis pela produção do software, Marcos Costa.

Na abertura do evento, o diretor-geral da URI, professor Gilberto Pacheco, destacou a ampla área disponível para o desenvolvimento de projetos: “temos cerca de 150 hectares à disposição dos estudantes, é um grande espaço para que seja possível desenvolver tecnologia para a região”. Ele também agradeceu aos parceiros da URI, como a Fazenda Cortesia, onde os estudantes realizam as práticas do curso. Para Pacheco, o grande diferencial da Vitrine Tecnológica é o foco no aprendizado, com fins acadêmicos, tecnológicos, de iniciação científica

A coordenadora do curso de Agronomia, Giselda Ghisleni, reforçou que as estações de trabalho contemplam novos equipamentos adquiridos pela instituição, assim como projetos como o de cultivo de soja, que teve participação de três cursos de Engenharia da Instituição, utilizando a aplicação da cinza da casca de arroz na agricultura.

 

A II Vitrine Tecnológica da Agronomia teve como parceiros a Fazenda Cortesia, Secretaria Municipal de Agricultura, Sementes Lazarotto, Agrocereais Vieira, Câmara de Vereadores, Cotrisa, Uggeri, IFFar – Instituto Federal Farroupilha, Emater, Agrofutural, Agrofel e Agropecuária Aliança.