Grupo de Estudos Violência de Gênero reinicia atividades com painel sobre Rede de Proteção

15 de março de 2018

O primeiro encontro do Grupo de Estudos Violência de Gênero, realizado nesta quarta-feira (14), teve como temática a Rede de Proteção à Mulher no Município de Santo Ângelo.
O grupo é coordenado pela professora Lizete Dieguez Piber, coordenadora da área de Ciências Humanas na URI Santo Ângelo e docente do curso de Psicologia.

Foi realizada uma mesa de debate com a Coordenadora da Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar, sargento Márcia Ruchel, com a Delegada da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), Elaine Maria da Silva, com a Coordenadora da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMM), Simone Vargas Lunkes, e com o juiz de Direito da 2ª Vara Criminal do Fórum de Santo Ângelo Carlos Adriano da Silva.

Para a delegada Elaine, a rede de proteção à mulher permite um diálogo aberto e franco entre diversas frentes que atuam no município. Precisamos trabalhar integrados para fornecer mais suporte para a comunidade. Coordenadora da CMM, Simone afirmou que incluir a comunidade no debate é o principal modo de transformar a realidade em que as pessoas estão inseridas.

O juiz Carlos Adriano abordou as questões e conflitos enfrentados pelo poder judiciário em casos de violência doméstica. Já a Sargento Ruchel reforçou que o trabalho da Brigada Militar é sempre é evitar a próxima vítima.

A coordenadora do grupo, professora Lizete Piber, destacou a importância dos debates e denúncias abordadas, como feminicídio, homofobia, machismo, dentre outras.  “Nosso objetivo é oportunizar o diálogo, como no caso da rede de proteção à mulher com a Universidade”, afirmou. Os encontros são quinzenais, e acontecem às quartas-feiras, na sala de grupo do Prédio 3.